12ª Cavalgada da Mulher Gaúcha de Itaqui

20-07-2012 14:35

"As mulheres dessa terra de guerra, campo e família tm coração de mulher e a alma das farroupilhas..."

Já dizia o hino Riograndense " sirvam nossas façanhas de modelo a toda Terra....Mas não basta pra ser livre, ser forte, aguerrido e bravo...", que mais de uma década mulheres guerreiras, modelo para toda a Terra, enfrentaram frio, dores, e longos quilômetros com um só objetivo em mente de promover a integração das entidades, resgatar e promover a cultura riograndense. Mulheres itaquienses de todas as idades sobem ao lombo de cavalos e encaram todas as dificuldades para participar do tradicionalismo gaúcho que corre em suas veias. Esse ano o evento abriu na sexta-feira, 13, com saída da Praça Marechal Deodoro da Fonseca, em frente ao Theatro Prezewodowski, rumo à Estância Mongaray,distante 51 km de Itaqui.

Na abertura da cavalgada as mulheres foram saudadas pelo coordenador da COSFA Márcio Barros e a representante da comissão da cavalgada Susana Almeida, "vocês são mulheres guerreira que cultivam o tradicionalismo, aproveitem cada momento instante que estiveram no acampamento, sintam-se privilegiadas. A cavalgada é longa, mas será muito prazerosa", relatou Susana.

Nesta edição participaram 77 mulheres, com idade entre 4 a 60 anos. Na saída, o padre Luiz Lavarda, da Paróquia São Patrício, proferiu a bênção e as cavalarianas seguiram até a Estância Mongaray, foram mais de sete horas de cavalgada. Ainda no primeiro dia participaram da tertúlia e torneio de truco, além do baile com o Grupo Balanço na Fronteira. A hospedeira Elizéa Lima Bonapace presenteou as cavalarianas com o show da Família Guedes que animou a noite fria de sexta-feira.No sábado,14, as mulheres tiveram o dia movimentado com teste de conhecimento cultural, provas campeiras, como: penca do couro, prova do cepo, do tonel, estafeta e gineteada em terneiro, após o almoço continuaram as provas campeiras , apresentação de gineteada da tropilha Rompe Ferro e entrega de troféus e certificados às vencedoras. Para finalizar o sábado, o grupo Balanço da Fronteira fechou com chave de ouro.

Já no domingo, 15, como a distância era longa, as cavalarianas saíram bem cedo rumo a Itaqui. No percurso realizaram paradas para descanso e às 17 horas chegaram na cidade para realizarm a cerimônia de encerramento no cais do porto com homenagem à senhora Marisa Ramos, que recebeu o troféu Adão Malmaceda Martins.

A cavalgada foi coordenada por Sintia Diatel Almeida, Mara Tuparaí e Samira Dornelles. A cavalgada teve apoio da prefeitura municipal, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, e Associação Centro Cultural Laçadores Jácomo Bonapace.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.