Acidente entre dois caminhões interrompe o trânsito da ponte sobre o rio Ibicuí por mais de seis horas

14-11-2013 11:36

 

Por volta do meio-dia, de terça-feira, 12,  um acidente com prejuízo material de grande monta, causou a interrupção do trânsito na BR 472, por mais de seis horas e provocou um congestionamento de mais de dez quilômetros nos dois lados das cabeceiras da ponte sobre o rio Ibicuí. Uma Scania de uma empreiteira de São Borja, com uma prancha carregada com um trator, que transitava de Uruguaiana para Itaqui, perdeu os freios numa distância de aproximadamente novecentos metros da divisa dos dois municípios e ganhou velocidade com o declive da pista. E passou direto o primeiro vão da ponte menor, onde por pouco não bateu em outro caminhão que trafegava no sentido contrário e que  conseguiu efetuar a manobra para a lateral da pista. Porém  a Scania continuou empreendendo velocidade ao percorrer a extensão de asfalto até entrar na ponte principal, onde percorreu em torno de 80 metros até bater frontalmente com  o caminhão Volvo, baú refrigerado. De acordo com o motorista que transportava carga de  uma rede de supermercados da região, ao perceber que a colisão seria inevitável parou em cima da ponte. As duas partes dianteiras ficaram totalmente destruídas. Uma viatura da Brigada Militar que chegou ao local momentos após o acidente prestou socorro aos motoristas até a Santa Casa de Uruguaiana, onde foram atendidos. Um deles foi liberado e retornou a tempo de acompanhar a operação de remoção pelo guincho contratado de Uruguaiana. Os motoristas que ficaram aguardando a liberação da pista ficaram impressionados com  a cena. "Eles nasceram de novo", disse um deles ao se referir aos tripulantes. 
Ponte de duas vias é a solução para desafogar  o trânsito
Uma equipe do Dnit compareceu no local do acidente e numa análise preliminar disse que a ponte não sofreu nenhum abalo na sua estrutura  e liberou o trânsito no final da tarde.
  A travessia é feita atualmente somente uma pista e é controlada manualmente por guardas nas duas cabeceiras que acionam as sinaleiras, seguindo a ordem de fluxo dos veículos nos dois sentidos. Este não é um caso isolado, vários acidentes já ocorreram em cima da ponte. Um projeto tramita em Brasília, "a passos de tartaruga", apesar da insistente pressão de lideranças de Itaqui e da região, para construção de uma nova ponte com duas vias para escoamento da frota do Mercosul pela BR 472, por onde circulam mais de mil veículos diariamente.
 
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