Cartório Eleitoral faz recadastramento biométrico em Maçambará

11-10-2013 10:27

A equipe do cartório eleitoral de Itaqui está instalada na sede da prefeitura de Maçambará onde realiza o recadastramento dos eleitores do município. Até a quinta-feira, mais de 1.800 pessoas haviam comparecido para atualização dos dados, como comprovação do endereço, entre outros dados. O não comparecimento até o dia 27 de novembro (desconsiderar o prazo da capa) implica em cancelamento do título eleitoral e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas consequências: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.

O recadastramento está sendo feito através do sistema biométrico a exemplo de mais 184 municípios do Rio Grande do Sul que estão revisando os dados e coletando foto e impressão digital dos eleitores para garantir um voto mais seguro. O eleitor deve comparecer no cartório ou posto de atendimento levando documento de identificação, preferencialmente com foto, e comprovante de residência. O recadastramento é obrigatório.

De acordo com os dados, Maçambará, na última eleição contava com 4.343 eleitores aptos e a população do município com 4.742, até 2010. Este número elevado de eleitores em parte se deve a proximidade onde vivem, como nas localidades do mariano Pinto, Rincão da Arvore e Itaó, que pertencem para Itaqui. Com a nova contagem a tendência é de diminuir os eleitores em Maçambará e consequentemente aumentar em Itaqui.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.