Celulares e drogas foram encontrados durante a revista no presídio de Itaqui

09-09-2013 16:09

Rebelião dos apenados resulta em fogo na galeria B

 

                                           

Darvin Soares Garcia    Alexandre Loureiro Martin    Ivan Neri de Souza Duzaqui       Neidemar de Oliveira Muniz     Marion Lopes Espíndola    Cristiano Romero da Silva

 

Detentos do presídio Estadual de Itaqui atearam fogo na cela de número dois, após revista de rotina do prédio na terça-feira, 03, sendo necessária a presença da Corporação de Bombeiros para controlar a situação. O aparato policial de veículos e a fumaça saindo do prédio chamaram a atenção dos moradores das cercanias e logo em seguida presenciaram a saída de seis apenados ainda pela manhã: Darvin Soares Garcia, Alexandre Loureiro Martins, Ivan Neri de Souza, Neidemar de Oliveira Muniz, Marion Lopes Espindola e Cristiano Romero da Silva. Três foram transferidos para Uruguaiana e três para Santana do Livramento.
A operação reuniu 10  homens da Brigada Militar de Itaqui e 15 do BOE de São Borja, mais 23 agentes penitenciários  de Itaqui, São Borja e Uruguaiana. A ação começou por volta das 6h e 40min. com a retirada dos apenados para o pátio até a conclusão da revista em todas as celas, onde foram encontrados três aparelhos celulares, baterias de celulares, chips, fones de ouvido, faca, facão artesanal  e trouxinha com substância similar a maconha. Todos os objetos apreendidos foram encaminhados para a delegacia de polícia local.
No retorno do pátio de visita o apenado Darwin resistiu à revista e desrespeitou verbalmente os agentes que estavam na revista corporal, inclusive com ameaça de morte para um deles. Na volta para as celas os presos da galeria B, começaram a bater nas portas e atearam fogo nos colchões. A fumaça se espalhou rapidamente no local e os bombeiros foram acionados. A direção do presídio fez contato com o juiz de execuções criminais Antônio Carlos de Castro Neves que compareceu no presídio. Foram identificados os líderes da rebelião e providenciadas as remoções para outras comarcas no mesmo dia. No período da tarde, voltou à normalidade no presídio, inclusive foi permitido o acesso de visitas aos apenados como de praxe.
O último episódio na casa prisional ocorreu no dia 31 de dezembro do ano passado com detentos de gangues rivais que entraram em luta corporal e resultou em três feridos. Na época foram feitas revistas nas celas quando foram apreendidas armas artesanais e também resultou na remoção de alguns dos apenados para outras praças.

 

 

 Objetos encontrados nas celas:
Celular Nokia com chip da Vivo
Celular Motorola com cartão de memória
Celular Sansung com chip da Vivo
Cartão de Memória (adaptador micro CD)
Três baterias de celular
Fone de ouvido
Faca com 20cm de lâmina
Facão artesanal com 30 cm de lâmina
Uma trouxinha com substância com característica de maconha

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.