Chuvas em excesso e alta nebulosidade comprometerá produtividade do arroz de Itaqui

02-11-2012 15:16

A contabilização de mais de 600 mm de chuva durante o mês de outubro, por um lado recuperou o déficit hídrico da maioria das barragens do município, mas por outro lado, poderá afetar a produtividade. Esta constatação é do chefe do 19º NATE Itaqui/Maçambará, Gilmar Bonorino.

A média histórica dos últimos 20 anos é de 156 mm em outubro e 166 em abril, os meses mais chuvosos. O acumulado do ano, de janeiro até outubro chega a 1.400mm. Em função das condições climáticas adversas a área plantada em Itaqui é de 25 a 30% menor, quando em condições favoráveis estaria ao redor de 50 a 55%. Assim diminuiu a chamada janela de plantio ideal.

De acordo com Gilmar, ainda está trabalhando com a intenção de plantio de 70 mil ha para Itaqui e de 13 a 15 mil ha para Maçambará. Praticamente a mesma da safra passada. Os dois fatores de emergência, o frio e a chuva, refletem na alta nebulosidade, o que compromete a produtividade da planta que requer luminosidade alta irradiação solar deve ocasionar quebra na produtividade desta safra, já adianta Gilmar.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.