Cooplantio exporta arroz

08-11-2013 11:36
    Responsável por 10% das vendas externas de arroz no país, a Cooperativa dos Agricultores de Plantio Direto (Cooplantio) chegou a exportar 250 mil toneladas do produto na safra 2011/2012 - quando o Brasil embarcou o volume histórico de 2 milhões de toneladas. Neste ano, mesmo com menor demanda dos países africanos, a cooperativa destinará 40% da produção para o Exterior.
    - Enquando tivermos mercados externos, dificilmente teremos problemas de preço, como ocorria em anos anteriores - aponta Camilo de Oliveira, gestor da unidade de alimentos da Cooplantio, localizada em Pelotas.
    Até então com as exportações limitadas a arroz quebrado (considerado um subproduto), foi a partir de 2011 que a cooperativa passou a sentir os reflexos das vendas externas da produção em casca e do industrializado. Mercados como Angola passaram a importar arroz branco, Nigéria o parboilizado, e Europa, o integral. Neste ano, a Cooplantio passou a exportar o arroz industrializado com o selo do projeto Brazilian Rice.
    - Nosso retorno é maior na industrialização, pois conseguimos aumentar o valor do produto - destaca Oliveira, comparando que uma tonelada de arroz em casca é exportada por US$ 340 e a beneficiada por US$ 590.
    Com as exportações consolidadas, as cerca de 200 indústrias gaúchas de beneficiamento conseguiram reduzir a capacidade ociosa - em torno de 25%.
- As exportações são a nossa base de sustentação, pois aliviam a pressão no mercado interno e movimentam a base produtiva , avalia o presidente do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado (Sindarroz), Elton Doeler.
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.