Emater anuncia aumento na produção de soja

01-09-2012 17:20

Na abertura da Expointer, a Emater anunciou que a safra de soja do Rio grande do Sul terá área recorde neste ano, serão plantados 1,404 milhões de hectares da cultura, um aumento de 6,22% em relação a safra anterior.O incremento é de 258 mil hectares com o plantio do grão no Rio Grande do Sul.

A estimativa da Emater é que pelo menos 150 mil hectares são de novas áreas antes ocupadas por pastagens para a pecuária e no plantio de arroz, especialmente na metade Sul. O principal motivo para a elevação do produto é o alto preço pago pela soja no mercado internacional.

Em Itaqui, segundo o 19º NATE do IRGA, não há dados concretos de qual a porcentagem plantada, mas garante que no prazo de um mês esses dados serão divulgados, porém acredita que o número de hectares plantados será maior que no ano passado.- Estimamos que pelo menos 100 mil hectares serão de substituição pela soja em áreas do milho - avalia o diretor técnico da Emater, Gervásio Paulus.

A produção inicial prevista pela Emater é de colheita de 24 milhões de toneladas para a próxima safra, com base na média histórica dos últimos dez anos calculada pela entidade. Seria a segunda maior safra da história no Estado, perdendo apenas para as 26 milhões de toneladas da safra 2010/2011.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.