Escolas Estaduais retomaram suas atividades com os alunos na quarta-feira

04-03-2013 15:50

Foram mais de 90 dias de férias para os estudantes desfrutarem de tudo que esteve ao seu alcance.

Ao contrário do ano passado, o retorno às aulas do ano letivo da rede estadual de ensino foi totalmente tranquilo, os professores iniciaram o semestre com o plano de aula organizado e sem previsão de paralisações.
Em meio a semana  na quarta-feira, 27, as escolas da rede estadual de ensino em todo o estado do Rio Grande do Sul, incluindo Itaqui, iniciaram o primeiro semestre letivo de 2013. Os sinais tocaram às 8 horas em ponto e os mais de 4.130 alunos seguiram para suas respectivas salas de aula.
No primeiro dia de aula os alunos tiveram suas manhãs, tarde ou noites tranquilas, os professores conversaram sobre algumas mudanças que irão acontecer durante os semestre, apresentaram novos colegas de turmas e bateram um papo sobre as férias.
Cerca de mais de 1 milhão de alunos estão voltando às aulas em todo o estado. Segundo a 10ª Coordenadoria Regional de Uruguaiana, que coordena as cidades de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Manoel Viana e Uruguaiana, cerca de 25.559 alunos  estão matriculados para esse ano e com 1.800 turmas disponíveis, uma média de 23,66 alunos por turma. Em Itaqui em 2012 foram matriculados 4.238 e esse ano ocorreu uma queda, aproximadamente 4.131 alunos foram inscritos nas 176 turmas disponíveis, média de 23,47 de aluno por turma, queda essa que a coordenada da 10ª coordenadoria regional, Maria de Lourdes,  refere-se ao baixo índice de natalidade e ao aumento de turmas e escolas   na rede municipal de ensino.
Na segunda-feira, 25, professores da rede estadual de ensino de Itaqui foram convidados a comparecerem na reunião com mais de 1.000 educadores para debater  assuntos referente ao ano letivo 2013, mas infelizmente, conforme a coordenadoria poucos fizeram-se presente.
Em Itaqui, cada escola fez seu encontro com reuniões de planejamento e formação pedagógica. O Colégio São Patrício organizou os professores no salão de atos da escola um dia antes do início das aulas para apresentar algumas mudanças da escola que ocorrerão neste ano para um melhor desenvolvimento do corpo docente e discente, entrega de horários e turmas e apresentação do ensino politécnico, além da apresentação de novos professores.
O calendário escolar para o ano letivo segundo a 10ª coordenadoria e a Secretária Estadual de Educação, os professores voltaram ao trabalho no dia 25 de fevereiro e o primeiro semestre de aulas está previsto para o período entre 27 de fevereiro e 12 de julho. Já o segundo semestre será de 29 de julho a 20 de dezembro. Os alunos terão férias de inverno entre 13 e 28 de julho e os professores, formação pedagógica entre os dias 15 e 19 de julho e recesso escolar entre os dias 20 e 28 de julho. As escolas poderão utilizar até 10 sábados em 2013 para integralização do calendário, que deve ter pelo menos 200 dias letivos e 800 horas de carga horária mínima. 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.