Estudantes participam da 3ª Feira Municipal de Ciências de Itaqui
16-11-2012 10:45
Na terça-feira, 13, a Associação Desportiva e Cultural Camil foi palco da 3ª Feira Municipal de Ciências de Itaqui.
Realizado pela secretaria de Educação, a Feira de Ciências é um evento que a partir de esse ano, segundo a organizadora será anual e visa incentivar a produção científica nas escolas, oportunizando a apresentação de pesquisas através de projetos e experimentos, além de auxiliar na divulgação da Ciência.
O objetivo da feira, que contou com a participação de alunos de escolas municipais, é estimular a realização de projetos científicos, promover o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva dos estudantes, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas, estimular a interação entre as escolas e o entrosamento entre as disciplinas.
A coordenadora da feira, Ieda Maria Silva dos Santos, destacou a grande importância das feiras científicas para os estudantes. "Resolvemos realizar a feira municipal esse ano para resgatar a cultura e os estudos apresentados dentro das salas de aula. Esses eventos contribuem para que os jovens peguem gosto pela ciência", explicou Ieda.
Ao todo, a feira contou com 33 projetos das nove escolas com 125 alunos participantes. Durante toda a manhã os projetos foram avaliados pelas professores Marisa Braccini, Franciele Cabral e professora Nubia através dos respectivos quesitos: organização, apresentação e aprofundamento na pesquisa.
Os projetos vencedores foram: 1º lugar a escola José Gonçalves da Luz com 10 alunos se os trabalho da maquete do Bairro e gráfico de matemática, o 2º Ficou com a escola Luiz Sanchotene com uma aluna e o trabalho Arroz flutuante, o 3º com a escola Otávio Silveira com oito alunos e o trabalho corpo humano, além desses prêmios teve a escola destaque que ficou com a escola Ulisséa Lima Barbosa com o trabalho sobre desinfetante caseiro. Dentre tantos projetos dois foram os projetos revelação, são eles: a Pré escola do Luis Sanchotene e o 2º ano do Ulisséa Lima Barbosa.
———
Voltar