Fabio Molina empenhado na Mobilização pela filantropia da Emater/RS-Ascar

05-12-2013 09:16
 
Mais de três mil pessoas lotaram a Casa do Gaúcho em defesa da filantropia da EMATER.
 
 
Na segunda-feira, 02, em Porto Alegre, o vereador Fábio Molina, Daniel da Costa Soares - Agrônomo da Emater/Itaqui, Antônio Ricardo Nascimento - Presidente da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itaqui (Apafi) e Clóvis Antunes - Secretário Substituto da Secretaria Municipal da Agricultura, estiveram reunidos com agricultores familiares e representantes de mais de 400 entidades e agremiações políticas e sociais ligadas ao campo, atenderam ao convite do deputado Jeferson Fernandes (PT) para discutir os rumos da filantropia na instituição e o risco de encerramento das atividades.
Atualmente, a Emater/RS-Ascar atende mais de 250 mil famílias que vivem no meio rural, muitas em vulnerabilidade social, em 493 dos 497 municípios gaúchos. Sua atuação é voltada para a melhoria da qualidade de vida no meio rural, especialmente dos agropecuaristas familiares, pescadores artesanais, quilombolas, indígenas e o público em situação de pobreza extrema.
O deputado Jeferson que também é coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Extensão Rural no Rio Grande do Sul propôs o evento e posteriormente agradeceu a adesão da comunidade à mobilização. 
O grande número de pessoas que estiveram nesse evento é a prova incontestável de que a Ascar-Emater é reconhecida e valorizada pelo importante trabalho que desenvolve no campo. 
O Vereador Fabio Molina lamentou a extinção da Ação Popular por parte de um juiz de primeiro grau, que colocou a Emater em risco de descontinuidade dos serviços de extensão rural e assistência técnica em favor da comunidade itaquiense onde são atendidas mais de 600 famílias. "Não podemos admitir que uma questão burocrática, técnica, venha a se sobrepor ao que o Poder Judiciário deve almejar que é a busca da justiça. Estamos aqui somando esforços para reparar essa incoerência" disse.
"A Emater tem seu trabalho voltado exatamente para as famílias mais carentes e com maior necessidade, e mesmo que fosse somente esta sua função a sua filantropia já seria justificada. Além disso muito já contribuiu para o desenvolvimento rural de Itaqui e do Rio Grande do Sul e precisa-se dar continuidade a este trabalho. Defender a filantropia da Emater é defender o interesse público e a assistência social no campo. O patrimônio da Emater não trata-se apenas da sua sede e dos seus bens, mas trata-se dos 58 anos de trabalho e assistência aos trabalhadores rurais. A Emater é um patrimônio do povo gaúcho e devemos lutar até o último instante pela sua manutenção, se a instituição perder a filantropia e esta for inviabilizada serão justamente os agricultores mais pobres os maiores prejudicados", finalizou Molina.
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.