Heinze cobra urgência no envio de vacinas a gripe H1N1 para O Rio Grande do Sul

13-07-2012 14:17

    O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP/RS) reforçou ao Ministério da Saúde, o pedido de urgência para o envio de vacinas contra a gripe H1N1 e do antiviral Tamiflu para o estado do Rio Grande do Sul. O parlamentar ressaltou que já foram 1.204 casos suspeitos, 145 casos confirmados da doença e 29 óbitos no Estado. Heinze afirmou ser inadmissível que vidas humanas sejam perdidas pela falta dos medicamentos. "Não dá para entender essa omissão. As pessoas estão morrendo e o governo diz que está tudo bem."

    Durante a reunião em Brasília, com técnicos do Ministério da Saúde, Heinze foi informado que a Pasta autorizou o remanejamento de 500 mil doses de outros Estados para o Rio Grande do Sul. A vacina já chegou a capital gaúcha e começa a ser distribuída pela Secretaria de Saúde aos municípios com maior incidência da doença. No entanto, Heinze afirmou que o total disponibilizado ainda é insuficiente e que o governo federal precisa enviar mais lotes com a máxima urgência. "Há registro da falta do medicamento em diversas cidades. Recebo ligações, mensagens e e-mail´s que relatam o desespero das pessoas. Não posso aceitar essa lentidão e espero que na próxima semana todas as localidades tenham a vacina à disposição".

DISTRIBUIÇÃO: dados do Ministério da Saúde fornecidos ao deputado Heinze revelam que na campanha de vacinação deste ano, foram enviados ao Rio Grande do Sul 2.110.470 doses. O governo federal também teria disponibilizado R$ 965.070,91 para ajudar o estado a custear a campanha. Além de investimentos em infraestrutura (compra de gelo, isopor, combustível para transporte e ajuda de custo para alimentação) os recursos também foram empregados na confecção de material informativo.

A GRIPE NO PAÍS: o Brasil registrou desde o início deste ano pelo menos 120 mortes em decorrência da gripe H1N1. O número é quatro vezes maior do que o verificado em 2011 - quando teve 27 mortes.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.