Hospital São Patrício comemora 127 anos de história

29-09-2012 10:16

No fim da tarde de ontem, o Hospital São Patrício realizou cerimônia alusiva aos 127 anos da instituição que contou com a presença de integrantes da diretoria e convidados especiais que simbolicamente com uma salva de palmas comemoraram a data. A nova fase, há mais de duas décadas das novas instalações com um um conceito moderno de administração da casa, aliado a modernidade de funcionabilidade, valorização do setor de recursos humanos e aquisição de modernos equipamentos foi lembrada na cerimônia.

O hospital local atualmente é referência na região e além do atendimento de pacientes da comunidade, presta serviço para pacientes de outros municípios como de Maçambará e até da Argentina da cidade vizinha de Alvear. Focados na excelencia de atendimento o quadro clínico, administrativo busca novas técnicas visando o bem estar dos pacientes. Projetos em elaboração, melhorias em andamento em áreas vitais do hospital, entusiasmam cada vez mais os profissionais e colaboradores a atender a população a cada dia.

Histórico

No dia 27 de setembro de 2012, o Hospital São Patrício de Itaqui comemorou seus 127 anos de atividades ininterruptas. Durante este período, o guardião da saúde dos itaquienses, sempre contou com abnegados homens e mulheres, com missões especiais que ajudaram a fazer uma das mais belas histórias de uma comunidade. No início Miguel Joaquim de Castro Sobrinho, de família muito pobre, nascido na província do Rio de Janeiro. Estudava sem professores. Ingressou na Marinha. Perdeu a audição ainda moço. Essas adversidades, longe de torná-lo um revoltado, deram-lhe uma visão humanística da vida. Via, no pobre, o próximo.

Homem de bom coração, sensível ao sofrimento alheio, caridoso, ficou extremamente chocado com as precaríssimas condições sanitárias e, principalmente com a inexistência de um hospital em Itaqui. Teve a ideia, muito ousada, sem dúvida, de criar uma sociedade para construir um hospital destinado a prestação de serviços médico-cirúrgicos aos pobres.

Com irrestrito apoio em 27.09.1885 foi fundada a "CARIDADE" hoje Hospital São Patrício. Extraído da "Síntese Histórica do Hospital São Patrício " escrito por Sany Silva por ocasião do centenário da instituição, em 1985.

Cada um em seu tempo, de forma abnegada a sua parte permitindo que hoje, outros homens e outras mulheres continuem a escrever diariamente a história do hospital. Sem esquecer de destacar a construção do novo prédio, sem dúvida um dos maiores marcos na história da saúde de Itaqui, dos anos 90. Neste últimos 21 anos, no prédio novo, a evolução também aconteceu, aos 4.780 metros quadrados, foram acrescidos mais 300 metros quadrados em ampliação, representados pelo anexo da hemodiálise, da UTI, do ambulatório e do auditório do hospital. E muito mais que obras, serviços foram acrescidos.

Serviços disponibilizados pelo Hospital São Patrício:

CLÍNICA RENAL - Serviço vital para a sobrevida dos deficientes renais. Não é necessário ir a Uruguaiana para as sessões de hemodiálise.

CASA DA GESTANTE Aliado ao Estado e o Município na busca constante pela redução da mortalidade materno-infantil, está instalada a Casa da Gestante, que é uma unidade intra-hospitalar que visa cuidar das gestantes oferecendo às futuras mamães um lugar aconchegante para cuidar da sua saúde.

LEITOS PSIQUIÁTRICOS - Em uma área específica e isolada está disponível para esta doença que tem crescido muito e empurrado para dentro dos hospitais as vítimas da doença social, a dependência química.

USINA DE OXIGÊNIO - Foi inaugurado a usina geradora de oxigênio, adquirida dos Estados Unidos, com a ajuda de recursos da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores de Itaqui, que amenizou em muito os custos com a operacionalidade da instituição.

FARMÁCIA EXTERNA - entregue, oficialmente, na data de hoje a farmácia externa, reformulada, mais bonita, mais espaçosa e mais segura.

TELEMEDICINA - Avanço tecnológico, na realização de exames de Eletrocardiografia, com a emissão de laudos imediatos nas situações de emergências cardiológicas, possibilitando webconferência entre o médico cardiologista do Instituto do Coração e o médico assistente do paciente aqui em Itaqui.

LABORATÓRIO- Foi todo automatizado, ampliando o número de exames e tipos diferentes de exames.

APARELHO PARA VIDEOLAPAROSCOPIA 2012 - Adquirido com a ajuda da comunidade, na Festa Juliana, participação do município e dos empresários de Itaqui para arrecadar o restante.

BIBLIOTECA INTERNA - Na solenidade de aniversário o Lions Clube de Itaqui, anunciou que estará montando uma biblioteca para uso de pacientes e acompanhantes que se internarem na instituição hospitalar.

SALA DE RECREAÇÃO - Numa ação dos funcionários da instituição, foi recuperada a Sala de Recreação da Pediatria, com decoração feita pelo de processo grafitagem com motivos infantis.

GINCANA INTERNA - Foi deflagrada uma gincana interna entre os funcionários do hospital, alusiva ao aniversário, com o objetivo de arrecadar materiais de artesanato, toalhas, cobertores, brinquedos para o setor da pediatria entre outros.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.