Inserção Social - CAPS Mentes Brilhantes

06-07-2012 15:26

  

  Alegria, dinamismo, veracidade, algumas vezes angústia e medo. Momentos tão importantes, repletos de arte e encantamento, onde a inspiração retrata a essência dos sentimentos, às vezes calmo ou turbulento, mas representa a singularidade de cada um através da capacidade, seja ela de agir, pensar, expressar sentimentos e fazer acontecer. Para os alunos do Centro de Atenção Psicossocial - CAPS Mentes Brilhantes não há limites para serem enfrentados, 25 poetas e poetisas transformaram através de palavras sentimentos verdadeiros e compuseram o primeiro livro de um sonho sem fronteiras. 
    O lançamento do livro "Quando o devaneio é cotidiano" aconteceu na sexta-feira, 29, no Theatro Prezewodowski com a presença da equipe do CAPS Mentes Brilhantes, do vice-presidente da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos do CAPS, Antonio Maciel, CAPS Asas da liberdade de Uruguaiana e autoridades locais.
     A ideia iniciou em 2011 através de uma oficina terapêutica de arte e expressão coordenada pela terapeuta ocupacional Camille Viçosa Fernandes que recebeu o nome de 'Varal do Devaneio', onde os usuários expressavam suas emoções através de poesias. Esse livro, considerado uma obra de arte, é a prova da superação e reinserção social daquelas pessoas que foram esquecidas pela sociedade.
     O Centro de Atenção Psicossocial tem como objetivo oferecer atendimento à população, realizar o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. " Nós do CAPS estamos aqui para ajudar a produzir saúde, produzir vida e isso só acontece por um conjunto de pequenas coisas. Estou muito feliz de estar aqui hoje lançando esse trabalho, que com certeza será um instrumento de trabalho para as pessoas que trabalham com a saúde mental", disse a psicóloga coordenadora do CAPS.
    Durante o lançamento também foi ministrada uma palestra com a psicóloga Flávia Roberta Mathias, graduada pela Universidade do Planalto Catarinense, com ênfase em Psicologia Social e da Saúde, e a terapeuta ocupacional do CAPS, Camille Fernandes, graduada pelo Centro Universitário Metodista - IPA. E, ainda a apresentação artística da Invernada "Loco de Bagual" composta pelos integrantes do CAPS.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.