Itaqui apresenta três casos positivos de gripe A

27-07-2012 10:29

Itaqui não ficou ileso da contaminação através do vírus da gripe A (h1n1), foram diagnosticados alguns casos com suspeita, mas somente três confirmaram a infecção pelo vírus até o momento. Segundo a secretaria municipal da Saúde foram realizados os exames em três pacientes e as vítimas que diagnosticaram o vírus encontram-se medicadas e fora de perigo.

Na semana passada o Ministério da Saúde e o governo do Estado montaram uma equipe para investigar as mortes provocadas pela gripe A no Estado. Dados preliminares da investigação epidemiológica reforçam as suspeitas de que as vítimas da gripe A receberam tratamento tardio com Oseltamivir (Tamiflu). Dos seis casos já investigados, cinco começaram a tomar o medicamento com mais de seis dias após o início dos sintomas e quatro procuraram atendimento por mais de duas vezes antes da suspeita, da internação e do início do tratamento.

Além disso, cinco apresentavam alguma comorbidade, ou seja, patogênica ocorre quando duas ou mais doenças estão etiologicamente relacionadas. Os técnicos irão apurar 38 óbitos. Até o momento a gripe A constatou 316 casos e já matou 46 pessoas no Estado neste ano, mais que o dobro referente ao ano passado.

A determinação do Ministério da Saúde é para que o tratamento com o Tamiflu deve ser iniciado o mais rápido possível, após os primeiros sintomas, sem aguardar resultados de laboratório ou sinais de agravamento. Para atingir sua eficácia máxima, o antiviral deve ser iniciado nas primeiras 48 horas após o início da doença.

Para ampliar o combate à doença, o governo do Estado deve receber na próxima semana 200 mil doses de vacina contra a Gripe A. As vacinas serão distribuídas proporcionalmente nas regiões de maior circulação do vírus e onde houve o menor índice de bloqueio. Itaqui receberá algumas doses, mas a secretaria não soube informar a quantidade exata de vacina e também se será restrita somente ao grupo de risco.

Dia mundial da Luta contra a Hepatite

Para celebrar o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais que acontece no sábado, 28, a secretaria de municipal de Saúde de Itaqui promoverá hoje uma coleta nos quatros PSF's e no Centro de Saúde durante todo o dia.

Esta ação, que têm como objetivo alertar à população sobre as principais formas de transmissão das hepatites, principalmente a do tipo B.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.