Itaqui recebe empresa que trasnforma lixo em energia

01-09-2012 17:17

Representantes da Inverjuvi: Rodrigo Latorre, Joaquim Floriano e Victor Hugo

  O Brasil produz 61 milhões toneladas de lixo por ano e o que fazer com esse emaranhado de resíduos? Por que não o reaproveitamento? Foi através destes questionamentos que a empresa Inverjuvi & Associados , de Valência na Espanha , está instalando no Brasil a solução de transformar resíduos sólidos urbanos de toda natureza em energia.

Nestes últimos dias a empresa está visitando o Rio grande do Sul e apresentando seu produto. Segundo representante da Inverjuvi no Brasil , a cidade para instalar a usina será Uruguaiana que receberá resíduos de cinco cidades para transformar em energia. Em Itaqui o produto foi apresentado ao Executivo municipal na quarta-feira, 29.

A INVERJUVI & ASOCIADOS é uma empresa que oferece soluções ambientais adequadas para a gestão de sistemas de resíduos. A tecnologia utilizada tem por base tanto técnicas existentes já experimentadas, como a nova maquinaria resultante de um investimento contínuo em I & D, o que representa um avanço importante na contribuição para um meio ambiente sustentável para as gerações futuras. Os resíduos passam de ser um problema para ser uma matéria-prima, da qual se recupera até 99%, sendo uma parte reciclagem direta e , a outra, energia, obtendo-se, assim, uma alta rentabilidade.

Para transformar resíduos sólidos em energia é necessário o mínimo de 250 toneladas de lixo por dia, que ao se converter em energia produzirá de 15 a 25 megawatts por dia. E para recolher todas essas toneladas a empresa afirmou que será necessário o recolhimento dos lixos das cidade de Uruguaiana que produz em média 75 t por dia, Itaqui com 20 toneladas, Barra do Quaraí, Quaraí, Alegrete e Livramento que encaminharão os lixos até Uruguaiana onde será instalada a usina.

Com enfoque social, a meta é abrir novos horizontes no campo da reciclagem e do aproveitamento dos recursos. " É uma usina que não produz fumaça, o lixo para nossa empresa é ouro, uma tecnologia impar não existente no Brasil, estamos contribuindo com as tecnologias mais avançadas e viáveis do mercado, concluiu o diretor Victor Hugo.

O lixo arrecadado passará por um pré tratamento de resíduos, ou seja, tratamento e classificação, depois o processo de gaseificação com o reator de gaseificação e tratamento de gás de síntese para assim gerar energia elétrica.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.