Itaqui será sede da distribuição da 3ª Região Tradicionalista para entrega da centelha da Chama Crioula do Estado em 2014

09-08-2013 16:06

No dia 04 de agosto, durante o 135ª Encontro Regional de Patrões da 3ª Região Tradicionalista, Itaqui foi escolhida para ser a sede da Região, com a missão de  distribuição da centelha da Chama Crioula do Estado em 2014, ano que o município irá celebrar os 35 anos da  Chama Crioula, hospedada atualmente  na Fazenda Santa Rita de propriedade de Jone Silveira, atual patrão do CTG Cristóvão Pereira de Abreu.
Jone realizou a indicação do local, como hospedeiro da Chama a partir do dia 20 de Setembro, quando uma centelha da chama do município, será conduzida por um piquete de cavalarianos até a sede da fazenda, onde lá permanecerá até o ano sequinte, quando será realizado a unificação das chamas do Estado e do Município. O pleito dos itaquiense, coordenado pela COSFA (Comissão Organizadora da Semana Farroupilha), somente foi possível com a união do CTG Rincão da Cruz e do CTG Cristóvão Pereira de Abreu, que entraram com a proposição e aceita pela mesa diretora do encontro em Porto Xavier. O pleito tem respaldo da Prefeitura de Itaqui, Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer e Câmara de Vereadores.
No encontro o tradicionalista Itacir Calvano, abordou a distância de Itaqui para os mais de 40 municípios da Região e citou que em muitas oportunidades essa dificuldade jamais serviu de empecilho para Itaqui participar ativamente das cavalgadas da região e que contava com o apoio dos tradicionalistas para sediar este grande evento regional. O coordenador da COSFA, Marcio Barros, destacou a hospitalidade e organização quando Itaqui, foi sede da distribuição da centelha da Chama Crioula do Estado e com o livro da programação em mãos destacou que o município já prepara para receber novamente todas as entidades tradicionalistas  na Fazenda Santa Rita.
Após as explanações o Coordenador da 3ª RT Marcelino Olizan, colocou em votação, sendo aprovada por unanimidade a candidatura de Itaqui. O representante do CTG Cristóvão Pereira de Abreu, Alizio Silva, finalizou a participação dos itaquienses  no encontro, dizendo "Itaqui Tche Espera mais uma vez companheiros tradicionalistas, vamos promover um grande encontro da região, por isso esperamos  todos  os senhores e senhoras, jovens, peões e prendas em Itaqui na distribuição da centelha da Chama Crioula para mais de 70 entidades".
Neste ano o acendimento da Chama Crioula do Estado, acontece na cidade de General Câmara no dia 17 de Agosto, onde partirá uma centelha para São Borja, que neste ano vai realizar a distribuição da centelha para toda a Terceira Região. Mais uma vez a participação da COSFA que vai conduzir a centelha da Chama Crioula até a Fazenda Ipê, unificando a Chama do Estado com a do Município. A sede da distribuição da Centelha da Chama Crioula do Estado para 2014, somente será definida em janeiro no Congresso Tradicionalista, que ocorre na capital gaúcha, onde a cidade de Cruz Alta, já oficializou o pedido e poderá concorrer com a própria cidade de  Porto Alegre, que está cogitando abrigar  o evento por ser ser uma das sedes da Copa do Mundo. A decisão será através do voto dos tradicionalistas em janeiro, mas independente do local, a centelha da Chama Crioula do Estado, será conduzida até Itaqui, que terá a atribuição de distribuir a centelha para todas as entidades da  região.

 

Delegação itaquiense - Gerson Morgental (Brigada Militar), Vianei Goulart (COSFA), Alizio Silva (CTG Cristóvão Pereira de Abreu), Richar Goulart ( CTG Rincão da Cruz), Dionatan Costa (Peão Farroupilha), Marcio Barros (COSFA) e Itacir Calvano (CTG Rincão da Cruz).

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.