Jango será enterrado pela segunda vez, desta com honras de chefe de Estado

05-12-2013 09:11
Está marcado para sexta-feira, 06, o retorno dos restos mortais do ex-presidente João Goulart para o cemitério Jardim da Paz, em São Borja com programação definida com missa e a participação popular. O dia escolhido, 6 de dezembro, marca os 37 anos da morte de Jango no exílio, em Mercedes, na Argentina.
Está prevista para as 11h a chegada do avião da Força Aérea brasileira (FAB) com o caixão com os despojos de  Jango, oriundo de Brasília, onde foram retirados material para coleta que serão submetidos aos exames toxicológicos para aferir se Jango morreu de causa natural ou foi envenenado. Às 12h será aberto para visitação ao esquife do presidente na igreja matriz São Francisco de Borja. Às 15h30min será celebrado missa, e às 16h30min., acontece o ato de inumação no cemitério Jardim da Paz, no mesmo jazigo de onde foi exumado em 13 de novembro.
Jango foi presidente do Brasil entre 1961 e 1964, sendo  obrigado a deixar o cargo e o país após o golpe militar, em seu último ano de governo. Refugiou-se em seu estado natal, Rio Grande do Sul, e depois partiu para o exílio no Uruguai e na Argentina. Exilado, João Goulart faleceu em 6 de dezembro de 1976, em Mercedes, província de Corrientes, na Argentina.
A versão oficial diz que ele foi vítima de um ataque cardíaco, mas há suspeitas de que ele tenha sido envenenado a mando do governo brasileiro por militares uruguaios durante a Operação Condor, uma aliança entre as ditaduras militares da América do Sul nos anos 1970.
 
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.