Justiça Eleitoral concluiu o trabalho das eleições 2012 dentro da normalidade

12-10-2012 15:23

Jarbas assume a prefeitura em janeiro se obtiver vitória no julgamento no TSE em Brasília

Encerrada a apuração das urnas de Itaqui e Maçambará , com o envio dos dados para o TRE-RS, via internet, no início da noite de domingo, 07, o juiz eleitoral Bruno Jacoby de Lamare e o promotor eleitoral Mateus Stoquetti de Abreu, em entrevista numa rápida análise, consideraram positivo o trabalho de forma integrada, com o apoio dos órgãos de segurança. Disseram que o mais importante foi garantir a lisura da eleição.

O juiz Bruno espera que até o dia da diplomação, 19 de dezembro esteja definida a situação do candidato Jarbas Martini, com recurso no TSE. Como Jarbas alcançou uma votação inferior a 50% dos votos válidos, e em caso de perder o recurso em Brasília não haverá uma nova eleição e sim assumirá o segundo colocado, neste caso o candidato Gil.

Dr. Bruno explica que "o prazo para proclamação formal dos eleitos termina no dia 16 de novembro, até poderemos aguardar o desfecho do julgamento. Por outro lado o prazo para diplomação é até 19 de dezembro. Se já houver uma definição até lá, será diplomado ou o candidato Jarbas ou o candidato Gil. Se porventura não houver uma definição me parece que teremos de diplomar provisoriamente o presidente da Câmara de Vereadores até o julgamento final do recurso. Espera-se e essa é a expectativa de todos que esse recurso seja julgado o mais rápido possível, quem sabe até o início de novembro".

Dr. Bruno se refere à celeridade da situação "já houve o pronunciamento oficial da presidente do TSE, no sentido de que se fará um esforço para que todos os processos pendentes sejam julgados antes da diplomação, 19 de dezembro. Concluiu dizendo que "o mais importante foi garantir a lisura da votação e isso foi feito, evidente que o trabalho não se encontra encerrado até porque haverá inúmeros processos que terão respectivos desdobramentos, mas de qualquer forma o julgamento do recursos lá em Brasília não passa por nós, por isso eu considero realizado no que nos cabia no processo eleitoral."

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.