Maçambarense: saneamento ambienatal é saúde

01-11-2013 11:49
 
 
O ser humano é gregário, procura viver em comunidade. A humanidade evoluiu além do imaginário e os conglomerados urbanos e rurais se formaram. Temos que convir que em nome da sobrevivência e da satisfação de suas ambições, a humanidade, muito criativa, utilizou-se de múltiplas atividades produtivas para satisfazer suas necessidades, além de explorar a natureza. Este comportamento veio acompanhado de outras consequências que estão presentes e exigindo desta geração, muita reflexão e iniciativas que minimizem as consequências negativas e proporcione uma vida saudável e duradoura a todos nós.
Fizemos esta breve introdução, para colocar um assunto que é de interesse da comunidade urbana e rural de Maçambará. Trata-se da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, que abrange os quatro eixos: abastecimento de água; esgotamento sanitário; manejo de resíduos sólidos e manejo de águas pluviais, conforme preconiza a Lei Federal nº 11.445, de 5 de janeiro de 2007 e a legislação correlata.
O próprio governo condicionou que os municípios terão que elaborar o Plano para poderem acessar recursos federais para obras e serviços no setor de saneamento. Preocupada com esta situação, a Administração Municipal buscou uma parceria financeira e técnica com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA -, vinculada ao Ministério da Saúde, para a elaboração do Plano. Foi constituída uma Comissão Municipal; estamos buscando a participação técnica da Universidade Federal do Estado do RS - UFRGS, significando que tomamos a iniciativa de elaborar o referido Plano, que abrange as áreas urbana e rural. Após a finalização do Plano é que o Município poderá elaborar projetos e reivindicar recursos para obras em saneamento.
Na elaboração deste Plano é indispensável a participação da comunidade. Precisamos mobilizar a comunidade; debater este assunto; levantar dados; identificar os problemas de saneamento; enquadrar na legislação e elaborar o relatório final, que indicará as soluções a curto, médio e longo prazo para um período de vinte anos. Brevemente a Comissão Municipal executora deste plano estará convidando os moradores da área urbana e rural, para as reuniões em cada comunidade. Este é um assunto de interesse de todos, reflita a respeito e participe. 
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.