Médicos cubanos chegam em Itaqui

08-11-2013 14:40

Na manhã de segunda-feira, 04, o prefeito Gil Marques Filho conheceu os dois médicos cubanos que completarão o novo quadro de funcionários na rede pública de saúde. A nova equipe fará parte do programa Mais Médico, do governo Federal

Os médicos de origem cubanas, Marta Dolores Arocha Hernandez e Martin LLanes Olivera irão se agregar ao médico brasileiro, natural de São Borja Renan Lopes de Vargas, que já presta serviço a comunidade desde setembro.

Segundo a secretária Eliane Piffero Goulart, os médicos já conheceram os postos de saúde e estão se ambientalizando com a cidade. Já o prefeito Gil, mostrou uma preocupação com a língua portuguesa, mas os médicos garantiram que esse não será empecilho para realizarem os atendimentos. " Nós ficamos 15 dias em Vitória, no Espírito Santo, onde tivemos aula de português para aprimorar os nossos atendimento", declaram os médicos.

Segundo a secretária da Saúde, os médicos trabalharão nos EFS e nas Unidades Básicas de Saúde com uma carga horária de 40 horas semanais em turnos de manhã e tarde. "Estamos estudando a melhor maneira de encaixar os médicos cubanos em contrapartida não queremos perder os que já estão na ativa, por isso estamos vendo cada detalhe", finalizou a secretária.

Os médicos estão esperando a chegada do número do seus CRM para começar os atendimento. O contrato de trabalho destes profissionais tem duração de três anos, podendo ser prorrogado por mais três. Dentro desse período, o governo Federal pagará uma bolsa mensal de R$ 10 mil para trabalho exclusivo ao atendimento pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Fica a cargo no município arcar com a moradia, alimentação e o transporte.

Marta e Martin, médicos generalistas, são da cidade de Camagüey, a terceira mais populosa de Cuba, com cerca de 300 mil habitantes, e que fica a uma distância aproximada de 540 km da capital Havana.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.