Médicos de Cuba reforçam atendimento nos postas de Itaqui

01-11-2013 11:42


Dr. Renan Vargas foi o primeiro designado para Itaqui

    Nesta sexta-feira, chegam mais dois profissionais do Programa Mais Médicos para atender na rede pública do município. Pelas informações preliminares recebidas pela Secretaria Municipal de Saúde, um é cubano e outro é brasileiro e cursou Medicina em Cuba.  Os estrangeiros integram a lista dos 133 profissionais que chegaram ao Estado na segunda fase do programa Mais Médicos do governo federal na capital estão sendo destinados para 32 municípios: Itaqui, Alvorada, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Crissiumal, Derrubadas, Campo Bom, Dom Pedrito, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Itaqui, Jaguarão, Novo Hamburgo, Parobé, Pelotas, Quaraí, Redentora, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santo Antônio da Patrulha, São Borja, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Nova Hartz, Uruguaiana e Viamão. 
    O secretário-adjunto da Saúde, Leonardo Bettin viajou a Porto Alegre na quinta-feira, para dar as boas vindas aos novos médicos e conduzi-los até Itaqui, a exemplo dos demais secretários das respectivas cidades contempladas no programa. O prefeito Gil Marques Filho ficou satisfeito com a notícia e disse que enquanto as entidades de medicina das grandes cidades do país não receberam bem o programa, em Itaqui eles serão bem vindos e aproveitados em princípio nas Unidades Básicas de Saúde e com custo relativamente baixo para a prefeitura. Serão pagas as despesas de alimentação no valor de R$ 300,00 e habitação R$ 600,00.  Com os três novos médicos, considerando o Dr. Renan de São Borja, formado em Santo Tomé na Argentina e que já está atendendo no Centro de Saúde, o município terá um substancial reforço. A população passa contar com mais de 30 mil consultas ao ano. Como irão trabalhar em áreas específicas o rendimento destes médicos terá maior eficácia e disponibilidade para as pessoas doentes que procuram os postos de saúde diariamente, enfatiza o prefeito que também é médico. A secretária de Saúde, Eliane Piffero Goulart deverá se reunir com o prefeito Gil na segunda-feira, 04/11, para definir os locais de atuação dos novatos. A secretária disse que o trio encorpa o quadro que passa a contar com cerca de 13 profissionais em consultas em todos os postos em dois turnos manhã e tarde.
 
PROGRAMA JÁ SURTE EFEITOS NO PAÍS - Só em setembro, foram registradas 320 mil consultas realizadas pelos médicos participantes do programa.
Cada profissional do programa atua 40 horas por semana e realiza, diariamente, entre 20 e 30 consultas nas Unidades Básicas de Saúde, ampliando a capacidade de atendimento nas comunidades, sem necessidade de deslocamento desta população aos grandes centros.
A presença dos estrangeiros nas cidades impacta ainda no acesso aos medicamentos. Neste período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do programa.
REGISTRO PROFISSIONAL - Durante a tramitação da MP, o Congresso Nacional decidiu que cabe ao Ministério da Saúde emitir as autorizações especiais provisórias para que os médicos estrangeiros atuem no Brasil, exclusivamente no âmbito do Mais Médicos.
Com o documento, os médicos com diplomas do exterior ficam aptos a exercer a Medicina por três anos. Durante este período, não poderão atender em qualquer unidade de saúde que não aquela para que foi designado pelo programa Mais Médicos. Ou seja, o trabalho ocorrerá apenas na atenção básica da rede pública.
 

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.