O Estado não está preparado para combater a gripe A

06-07-2012 10:09

    O Estado do Rio Grande do Sul está em alerta quanto a gripe A. O vírus H1N1 já confirmou 15 vítimas fatais e cerca de 100 casos constatados em todo o Estado, sendo que 5 das 10 mortes foram na região das Missões e Fronteira Oeste.
    Devido a queda das temperaturas, o período de frio está da vez mais prolongado e com isso as doenças epidemiológicas vêm crescendo de forma preocupante. Este quadro leva a população a fazer uma indagação: Será que os centros de saúde estão abastecidos para combater os vírus? Já podemos perceber que o vírus H1N1, o mais forte no momento, está se alastrando e a cada dia que passa novos casos são diagnosticados. Em 2012, foram registradas mortes provocadas pelo vírus H1N1 nos municípios de Canoas, Boa Vista do Cadeado, Salto do Jacuí, Tupanciretã, Guarani das Missões, São Borja, São Miguel das Missões, Coronel Bicaco, Encantado, Condor e Maquiné.
    A rede pública de saúde de Itaqui não possui vacinas suficientes para a imunização da demanda. No momento não existe vacina nos postos. Segundo a secretária da Saúde Eliane Piffero Goulart, foram apresentados alguns casos suspeitos, mas não foram confirmados diganóstico de gripe A. 
    De acordo com a 10º Coordenadoria Regional da Saúde, Itaqui e toda a região assistida, cerca de 14 municípios, não tem previsão para receber novas doses da vacina da gripe. A técnica de enfermagem e auxiliar de saúde da 10ª Coordenadoria, Luce Shirlei Soares Gedel esclareceu que "estão sendo priorizados os municípios onde já ocorreram óbitos". Novas doses serão remanejadas, mas somente para o grupo prioritário, de outros Estados para o Rio Grande do Sul e distribuídas para os municípios já afetados pelo vírus, mas por enquanto sem previsão.
    A rede particular de vacinação do município, como clínicas e farmácias, estão esperando o recebimento de novas doses. As farmácias já possuem listas de espera, mas algumas delas não têm previsão para receber novo estoque da vacina.
    O número de mortes causadas pelo contágio do vírus H1N1 neste ano já ultrapassou a marca de 2011, quando foram contabilizadas 14 vítimas. 
    A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde receberá nos próximos dias aproximadamente 30 mil doses da vacina e serão distribuídos somente para os 30 municípios assistidos pela regional, na qual Itaqui não está incorporada.Para ser prioridade, o município precisa estar na lista de óbitos pela doença.Essa é a realidade no momento gerenciada pela Saúde do Estado que não está preparada para lidar com a situação, enquanto isso a gripe faz novas vítimas fatais.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.