Operação rio Uruguaia passou por Itaqui na terça e quarta-feira

11-10-2013 10:35

A Operação rio Uruguai teve início dia 02 de outubro no rio Uruguai e nos rios que deságuam nele a Piracema, período em que os peixes sobem os leitos para desova. E para evitar que haja a pesca predatória, militares de todo o estado que pertencem a Polícia Ambiental fazem uma operação no maior rio do Rio Grande do Sul.

A operação iniciou na segunda-feira, 30 de setembro, junto com o período de piracema. Policiais fiscalizam o rio Uruguai, de Barra do Guarita no norte do estado, passando por Itaqui até Uruguaiana. Ao todo são 692 quilômetros.

Para o Coronel Ângelo Antônio Silva, Comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, "a finalidade desta atividade é a fiscalização ambiental, contudo nós também realizaremos junto às comunidades atividades de educação ambiental".

Por onde os militares passam, orientam os pescadores e moradores da costa do rio sobre os materiais que podem e os que são proibidos durante a pesca neste período. Nesta época é permitido pescar somente com linha de mão, mas embarcações precisam de autorização. Rede de pesca e espinhel não são permitidos.

Um helicóptero da Brigada Militar é utilizado na operação para fiscalizar locais com difícil acesso. Quando irregularidades são avistadas equipes por água e terra são avisadas.

A operação além de orientar pescadores e a população ribeirinha sobre a pesca ilegal, serve para fiscalizar crimes como descaminho e contrabando. Ao todo 180 policiais participam dos trabalhos, a maioria deles por água.

O trabalho de fiscalização conta com apoio de outras instituições como: Marinha, Ibama, Fepan, Forcas policiais da Argentina e também da Polícia Ambiental de Santa Catarina.

Ao final destes 11 dias de Operação, que encerra hoje em Uruguaiana, será feito um balanço do material apreendido e as prisões realizadas neste período.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.