Patrulha Rural da BM de Itaqui no rastro do abigeato

16-08-2013 15:21

17 animais furtados em Maçambará foram recuperados em Entre-Ijuís

 

 A venda de gado longe do pago, fruto de abigeato em Maçambará parecia ser uma  estratégia perfeita para não chamar a atenção dos negociantes da Fronteira Oeste, na sua maioria todos conhecidos entre si. Porém a armação não contava com a astúcia da Patrulha Rural da Brigada Militar de Itaqui, que pegou o fio da meada na localidade de Mariano Pinto, seguiu literalmente os rastros das 17 cabeças de gado furtadas da propriedade do produtor  Claudiomiro da Rosa que desencadeou a localização dos bovinos em um campo de  Carajazinho,interior do município de Entre-Ijuís, que fora adquirido por um segundo comprador.
A partir da desconfiança inicial de determinada pessoa teve início a operação "No rastro do abigeato" por parte da BM de Itaqui. De posse das informações do registro da ocorrência  de que no dia 20 de julho o proprietário  dos animais ao efetuar campereada percebeu a falta das vacas e terneiros. Os indícios do furto ficaram evidentes com a retirada de quatro palanques arrancados da cerca que faz divisa com a ERS 529. Após a passagem do gado, foram repostos nos respectivos lugares. Os rastros estavam perceptíveis  da travessia  pela estrada em direção a agrovila. O repasse das informações para o comando em São Borja  e a equipe de Inteligência do 7º RPMon e apoio dos comandos de São Miguel das Missões, Entre-Ijuís e Vitória das Missões, permitiu a agilização das diligências, aliado aos cruzamentos de dados levantados como emissão de notas de produtor rural, identificação do caminhão usado no transporte do gado, dia 24 de julho, para São Miguel das Missões. Posteriormente foram comercializados e trasladados para Carajazinho no interior de Entre-Ijuís, onde no dia 07 de agosto, foram localizadas as 17 cabeças, já remarcadas.
No dia seguinte o proprietário dos animais foi chamado para fazer o reconhecimento do lote. Diante dos sinais característicos e pelagem, descritas na ocorrência, a vítima a não teve dúvidas. Um inspetor veterinário compareceu ao local e identificou os animais como sendo os transcritos no BO. Uma equipe da polícia Civil acompanhou os trabalhos e ajudou na identificação do gado furtado. A ocorrência foi lavrada na delegacia de Entre-Ijuís,cujo inquérito policial terá desdobramento na DP de Itaqui.
Trabalharam na operação 16 policiais militares e três policiais civis. A polícia continuará trabalhando na segunda etapa para apurar os responsáveis pelo abigeato.  

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.