Pedro Monteiro Lopes receberá troféu "O Touro"

25-08-2012 15:02

O diretor do Grupo Pitangueira, o técnico agrícola e advogado Pedro Monteiro Lopes, será umas das personalidades do agronegócio que receberá o troféu O Touro durante a Expointer 2012. A distinção é concedida pela Bolsa Brasileira de Mercadorias – Central Regional Rio Grande do Sul (BBM-RS) àqueles que trabalham em prol do agronegócio regional. A solenidade ocorrerá no dia 27 de agosto, às 19h, no estande da entidade no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

A BBM-RS possui 50 associados, que indicam nomes de empresas, instituições ou prefeituras para receber o disputado troféu, que está em sua 15ª edição. Na sequência, as indicações são apreciadas pelo Conselho da entidade. O nome do empresário itaquiense foi aprovado por unanimidade, conforme o superintendente da BBM-RS, Wilson José Riva. "Os indicados são as pessoas que estão em alta no seu segmento de atuação do agronegócio, profissionais que fazem a diferença no cenário dos negócios agropecuários do Brasil", salienta Riva.

O troféu, que é entregue desde 1998, é uma réplica da estátua que se encontra no hall de entrada do edifício-sede da BBM-RS, em Porto Alegre. É confeccionado em bronze florentino, de autoria do artista plástico Ronnan Witté. O superintendente da BBM-RS explica que o touro é o animal-símbolo da Bolsa porque representa a força, a robustez, a sobriedade, a combatividade e a competitividade que a instituição oferece à sociedade. Na linguagem comercial, o urso representa ‘mercado em baixa’, enquanto que o touro significa ‘mercado em alta’, vitória, conquista. "Ao distinguir o empresário Pedro Monteiro Lopes com a escultura, a Bolsa Brasileira de Mercadorias está comunicando ao mercado que esta personalidade está em alta no seu segmento de atuação", afirma.

Lopes, de 65 anos, que é natural de Itaqui (RS), admite que recebeu com surpresa a indicação dos associados da BBM-RS, mas está lisonjeado com a escolha feita pela entidade. "É uma honra, uma alegria muito grande receber esta distinção, porque é um reconhecimento ao nosso trabalho, mostra que estamos no caminho certo", diz o diretor do Grupo Pitangueira.

O Grupo Pitangueira

Com instalações modernas e investimento permanente em melhoria contínua e inovação, a Pitangueira produz cerca de 50 mil toneladas de arroz por ano, confirmando sua posição como uma das maiores produtoras do Estado e uma das principais unidades de beneficiamento do arroz gaúcho. O Grupo, criado há 30 anos, ainda se destaca na produção de carnes, oferecendo ao mercado cortes diferenciados de novilho jovem. A Pitangueira possui um dos mais premiados rebanhos Braford do país e ocupou, por dez anos consecutivos, o primeiro lugar do ranking da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.