Plantão Hospital São Patrício

03-08-2012 15:18

A direção do Hospital São Patrício inova no setor de atendimento do Plantão. Desde a quarta-feira, implantou o chamado Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco, ou seja, terão prioridade os portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou psiquiátrica. Para isso montou uma sala de enfermagem com uma equipe multiprofissional composta por um enfermeiro, técnico de enfermagem, serviço social, equipe médica, profissionais de portaria/recepção e estagiários.

Ao chegar ao serviço demandando necessidade aguda ou de urgência, o usuário é acolhido pelos funcionários da portaria para identificação e imediatamente para o espaço destinado a Classificação de Risco, através de técnico de enfermagem e enfermeiro, que utilizando informações da escuta qualificada dos sintomas e da verificação de sinais vitais, se baseia no protocolo e, utilizando um instrumento em forma de questionário, classifica o quadro clínico em: Vermelho: emergência será atendido imediatamente na sala emergência, Amarelo, urgência será atendido com prioridade sobre os pacientes classificados como Verde, no consultório ou leito da sala de observação) Verde, sem risco de morte imediato (somente será atendido após todos os pacientes classificados como Vermelho e Amarelo; e Azul, quadro crônico sem sofrimento agudo ou caso social (deverá ser preferencialmente encaminhado para atendimento em Unidade Básica de Saúde ou atendido pelo Serviço Social.

Essa medida foi adotada em função de questões históricas e também por encontrar dificuldades para o acesso ao sistema público de saúde, em que a população procura a urgência como porta de entrada para resolução de seus problemas. Estes serviços são frequentemente criticados pelos usuários e seus trabalhadores sentem-se desmotivados com a pressão por atendimento em maior quantidade e rapidez. Vários trabalhos confirmam este cenário caracterizado por um custo elevado, grande demanda, saturação dos serviços e a insatisfação e violência cotidiana contra os trabalhadores (Rocha,2005)

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.