Prefeito Gil comanda assembleia geral ordinária da Amfro

27-09-2013 17:48
 
Encontro entre os mandatários dos municípios da Fronteira Oeste ocorreu na sede da Famurs, em Porto Alegre

 

O prefeito Gil Marques Filho comandou a assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), da qual é vice-presidente – o presidente é o prefeito de Alegrete, Erasmo Silva –, na terça-feira, 24, na Sala de Reuniões da Diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.
Na abertura, Gil saudou os prefeitos, vice-prefeitos e demais presentes e colocou em apreciação a ata da última assembleia. Logo após, foram lidas correspondências, comunicações e informações provenientes da secretaria da associação.
Em um segundo momento, usou a palavra a coordenadora regional do Programa RS Mais Igual, da Casa Civil do governo do Estado, Adriana Martins, que apresentou números atualizados do programa referentes à Fronteira Oeste. Segundo ela, a região tem 7 mil famílias beneficiadas, com média familiar de 3,7 pessoas. Itaqui possui 1.026 famílias assistidas pelo programa. O RS Mais Igual tem como objetivos a superação da pobreza extrema e o combate às desigualdades sociais e econômicas.
O próximo a falar foi o delegado de polícia Carlos Roberto da Rosa, coordenador do Programa RS na PAZ, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O delegado apresentou o programa, criado por meio do Decreto nº 50.313, que une a ação de cinco secretarias de Estado no combate ao abigeato e ao abate irregular de animais, via Comitê Estadual da Transversalidade, que prevê ações e estruturas regionais e municipais na Fronteira Oeste. Uma reunião do comitê acontecerá, provavelmente, ainda na primeira quinzena de outubro, em Livramento. Por solicitação dos prefeitos e vice-prefeitos presentes à assembleia, a mesma poderá ser transferida para Alegrete.
Na sequência, a representante da Domínio Motriz e da Surya Projetos, Clarice Ficagna, apresentou uma proposta de trabalho junto à Amfro de elaboração de projetos culturais que contemplem de forma conjunta os municípios pertencentes à associação, captando recursos através das leis de incentivo à cultura. Tais projetos abrangeriam desde a restauração de prédios históricos a aporte de investimentos na Semana Farroupilha.
Também usou a palavra a dra. Ana Paula Ziulkoski, da área jurídica da Famurs. Durante sua fala, Ana apresentou pareceres técnicos sobre a contratação de médicos de países vizinhos pelos municípios de fronteira.
Pouco depois, o proprietário da Neo: Publise, José Nilton Mezetti, apresentou uma proposta de desenvolvimento de um projeto de marketing e divulgação da Fronteira Oeste, através de um perfil econômico da região e dos municípios, abordando temas como agronegócio, logística, infraestrutura, comércio, indústria, turismo e novas oportunidades.
Por fim, foi a vez de o prefeito Gil propor que a Amfro encaminhe solicitação ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no sentido de que sejam feitos serviços de manutenção na ponte sobre o rio Ibicuí, na BR-472, divisa entre os municípios de Itaqui e Uruguaiana. Ele sugeriu, inclusive, que seja colocada uma nova cobertura asfáltica na ponte.
Quando foi agradecer a todos pela presença, dando por encerrado o encontro, Gil foi interrompido pelo prefeito de São Gabriel, Roque Montagner, que solicitou que constasse em ata, segundo suas palavras, “a forma brilhante com a qual foi conduzida esta assembleia da Amfro por seu vice-presidente”. Gil agradeceu o colega prefeito e, aí sim, deu por encerrado o encontro.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.