Secretária da FAzenda explica como será feita a autorização e pagamento do décimo do funcionalismo

01-11-2013 10:46
 
Folha de Itaqui- Como está o encaminhamento do pagamento do 13º?
Sandra Lindemayer Krahn - Tínhamos uma previsão inicial para pagamento em outubro com repasse do ITR, um valor anual, porém foi bem abaixo do esperado, o que provocou outra alternativa de pagamento do décimo. E o Banrisul nos oferece uma proposta de financiamento do 13º, a exemplo do próprio Estado que utilizou várias vezes no tempo dos governadores Rigotto e Yeda. É uma linha de crédito autorizada inclusive pelo Tribunal de Contas, totalmente legal. Assim o município resolveu utilizar o crédito para melhor atender o servidor e também dar um alívio no nosso caixa. O ano está sendo muito difícil em relação às finanças, com redução nos repasses e o nosso custo fixo mensal aumentou bastante. 
 
Folha - Como é que funciona o 13º?
Sandra- Nesta semana devemos receber os contratos que são  emitido em nome do servidor, porém com total responsabilidade da prefeitura. Assim o funcionário somente autoriza o consignado. Porém não é obrigado a autorizar tendo assegurado o pagamento do décimo somente para dezembro. O que autorizar irá receber dia 12 de novembro. Será gerada a folha no valor líquido e será transmitido ao Banrisul, que por sua vez este emitirá os contratos em nome do servidor com pagamento de responsabilidade da prefeitura. E será pago em dez vezes, a partir de janeiro. 
 
Folha- O que o servidor tem que fazer?
Sandra- Ele deve aguardar essa semana. Iremos divulgar um calendário para colher as assinaturas dos contratos de autorização do financiamento de cada um. O departamento deverá trabalhar três dias consecutivos juntamente com o Banrisul, mas fora da agência, pois irá coincidir com o período de pagamento da folha do mês de outubro, que será no dia 05.  
 
Folha- Esta autorização pode comprometer o servidor?
Sandra- Não. É importante que fique bem claro, que esta autorização não compromete o limite do servidor junto ao banco. 
 
Folha- E os juros de quem é a responsabilidade?
Sandra- Toda a despesa será por conta da prefeitura. O servidor não paga nada de juros. Ele somente irá autorizar o financiamento para receber no dia 12.         
 
13º salários saiba como usá-lo
    Há poucas semanas de receber a primeira parte do 13º salário mais de 80 milhões de brasileiros já planejam em como usufruir do dinheiro. Em todo o Brasil serão pagos R$ 143 bilhões, só no Rio Grande do Sul 9 bilhões serão pagos aos trabalhadores gaúchos.
    Com dinheiro na mão fica fácil gastar sem perceber, mas especialistas alertam para fazer um bom uso do salário adicional. É muito importante reservar parte do ganho para colocar as contas em dia, eliminando juros. Antes de sair gastando, também vale lembrar as contas de fim do ano, em especial o pagamento de impostos e as despesas nas férias, que poderão demandar gastos elevados. Também para fazer um bom uso do 13º, os brasileiros podem dividi-lo em três partes: a primeira é liquidar as contas feitas para o natal, outra para pagar as contas de início de ano e uma terceira para sonhos de longo prazo, como trocar de carro ou reformar a casa sugere educadores financeiros.
 
Dicas de como usar o seu 13º salário.
* Se você está endividado e com contas atrasadas - Pague as dívidas, começando por aquelas que cobram os juros mais altos, como as do cartão de crédito e cheque especial..
* Se você tem família grande - Guarde parte do dinheiro para pagar com desconto impostos como IPTU e IPVA e para arcar com os gastos com matrícula e material escolar. O que sobrar do pagamento pode ser direcionado para encaminhar, sem necessidade de parcelamento, as férias em família.
* Pretende sair de férias no verão - Negocie com o hotel ou a agência algum desconto para o pagamento à vista e antecipado. Em geral, estadas e pacotes são cobrados de forma parcelada, mas o cliente pode ter desconto de 5% a 10% na quitação imediata. 
* Se você não tem dívidas e nem planos para o verão - Uma parte do dinheiro pode ser usado para antecipar compras de Natal. Mas é  muito importante destinar a maior parte do dinheiro a uma reserva financeira.
 

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.