Setor de Cultura cria o Brique da praça

12-07-2013 16:45

Após a visita a Santo Angelo a coordenadora do Setor Municipal de Cultura, Marta Luzia Delgado retornou motivada a exemplo dos integrantes da comitiva que conheceu a funcionabilidade das atividades e em conjunto com os Amigos da Cultura decidiram montar o brique da praça em Itaqui. Depois de algumas reuniões definiram a estratégia de ação e as normas de participação dos expositores da primeira edição marcada para o dia 4 de agosto na praça Marechal Deodoro da Fonseca.
Desde a montagem do evento despertou interesse de artesãos locais que confirmaram presença com cutelaria, artesanato em diversas técnicas como découpage, pintura, patchwork, scrap e biscuit. Na gastronomia, terá opção para todos os gostos, desde a culinária italiana, alemã, árabe, até a polonesa.  Também foram convidadas algumas lojas e representações. Os interessados em participar do brique devem procurar o Setor de Cultura, no Theatro Prezewodowski. O brique é o local ideal para comprar e vender, inclusive informalmente, acrescenta Marta Luzia, que agradece a todos que se empenharam para tornar realidade o brique da praça, que abrirá às 10h, com encerramento previsto às 17h.

 

Registri da recepção em Santo Ângelo a comitiva itaquiense

 

BRIQUE DA PRAÇA DO PEDRO DAS ERVAS E DE TANTOS OUTROS

  

 

O tradicional brique da praça Leônidas Ribas que comemora em 2013, 22 anos de atividades e que na época foi inspirado no brique da praça da redenção em Porto Alegre, a cada ano ganha novos adeptos como do município de Itaqui, através do Setor de Cultura e o grupo Amigos da Cultura (movimento cultural, não governamental, a partidário, voltado a desenvolver a cultura de Itaqui).A ideia da visita partiu de uma das integrantes do grupo, esta que frequenta regularmente o brique, um projeto enraizado na cultura santo-angelense.
A chefe do Setor de Cultura local, Marta Luzia H. Delgado, liderou a comitiva, com a participação de integrantes dos Amigos da Cultura de Itaqui, Vera de Fátima Prado Matos, Suzana Diatel Almeida, Carlos Cereja, Maria Tereza Berro, Sonia Requelme Assunção.O grupo foi recepcionado no próprio brique da praça  pela coordenadora Nelly Silva Oliveira, que ficou contente em repassar a experiência vivida ao longo dos anos pelos expositores que se reúnem todos os domingos entre 60 e 80 bancas. Cada expositor paga um valor mensal para associação manter os custos mínimos. Inicialmente destacou que o brique da praça surgiu através de Lei Municipal, por iniciativa do então vereador Dalmir Renato Ledur em 1991.Denominado o 'pai do brique', Ledur talvez não tinha noção que a iniciativa se transformaria num hábito cultural da sua gente, uma espécie de ponto de encontro familiar. As cenas mais comuns é ver os pais com cuia de chimarrão passando de mão em mão e retratando os assuntos do cotidiano da cidade, desde a situação do time do gaúchão, o batizado de fim de semana e a festa no salão paroquial. Enquanto isso as crianças com espaço amplo, brincam até cansar. Lá pelas 11h começa o show com artistas da terra. Próximo ao meio-dia, é hora de levar para casa o filhote de cães, de várias raças, um guardanapo de cozinha, uma mesa de centro construída com pedaços de madeira de sobras de construção, um quadro pintado ao ar livre ainda com cheiro de tinta fresca e uma infinidade de utilitários pessoais e  decoração.
No brique de Santo Angelo é possível encontrar personagens que se confunde com a própria do brique, como o Pedro das ervas, como é conhecido,que começou vendendo ervas medicinais cultivadas em um sítio localizado nos arredores da cidade, onde facilmente encontra temperos e flores. "Eu tinha medo de gente, fui me domar, aqui no brique da praça. Aos poucos comecei a conversar com as pessoas e com o tempo me acostumei", lembra Pedro das ervas. Entre um prosa e outra vende pacotes para chás, digestivos, diuréticos e para até para dietas. Para cada moléstia, ele tem na ponta da língua a indicação infalível, segundo comenta. "Precisei estudar muito a origem das plantas medicinais e suas indicações e muita gente já foi curada", garante.

 

  

 

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.