Unipampa adere a greve das instituições federais

25-05-2012 16:42

Por tempo indeterminando a Unipampa parou suas atividades. A greve foi divulgada na quinta-feira, 17.

Na última semana a instituição de ensino superior, Unipampa, realizou uma assembleia composta pelo corpo docente com os universitários e decretou que por tempo indeterminado paralisará suas aulas. Além da Universidade Federal do Pampa, outras duas redes de ensino também aderiram a greve, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Com isso, 44 das 97 instituições federais de ensino de todo Brasil estão com atividades totalmente ou parcialmente paralisadas, segundo balanço do Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior.Essa greve refere-se ao aumento de salários dos professores, devido ao não acompanhamento aos acontecimentos econômicos do país. O salário mínimo, todo ano, sofre um reajuste, na tentativa de compensar a perda do poder aquisitivo resultante do aumento de inflação. Nós últimos 7 anos, enquanto o salário mínimo aumento 81%, o salário do professor aumento 45%, declarando a desvalorização do professor.

Essa é uma luta dos professores em defesa de melhores condições de trabalho, da valorização da carreira docente e do caráter público, gratuito e de qualidade das universidades federais.

Há quase dois anos, os professores das universidades federais vêm tentando negociar com o governo a questão do plano de carreira, de forma a garantir a manutenção da qualidade dos professores e permanência destes no serviço público. O prazo dessa negociação se esgotou em março deste ano, e nada foi feito com relação ao assunto. De acordo com o responsável pelo Comando Nacional de Greve do Andes-SN, Aluísio Finazzi, o atual plano de carreira não possibilita um crescimento satisfatório do professor. "Precisamos mudar isso, temos uma reunião marcada com o Ministério do Planejamento, o Ministério da Educação e sindicatos para o próximo dia 28. Esse período será de mobilização, pelo menos até essa data estaremos em greve", disse Finazzi.

Segundo a coordenação da Unipampa, esse é um momento para que todos, professores, pais, alunos e a sociedade como um todo, pensem na qualidade de educação, não basta querer expandir as instituições federais de ensino superior, dobrar o número de alunos em sala de aula, qualificar a educação e não acompanhar através do aumento de número e professores conforme a demanda.

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.