Vacinação contra paralisia infantil não atingiu meta em Itaqui

13-07-2012 14:35

A Campanha Nacional contra a Poliomielite, conhecida popularmente por Paralisia Infantil, encerrou na sexta-feira, 06, e atingiu a meta estabelecida para todas as secretarias municipais de saúde, através do Ministério da Saúde de 95%.

A campanha foi direcionada a crianças menores de cinco anos de idade, independente de já terem sido vacinadas anteriormente. A vacinação teve início no último dia 16 de junho. O Rio Grande do Sul ultrapassou a meta e atingiu 95,59%. Foram vacinadas 13.524.069 milhões crianças que formam o público alvo.

O município de Itaqui não atingiu a meta instituída pelo segundo ano consecutivo que corresponde para o município 2.675 crianças entre 0 a cinco anos. Ao total foram vacinadas 2.390 crianças, ou seja, 84,87% da meta. Em 2011, Itaqui também não atingiu a meta , mas o número de doses aplicas foi maior, atingindo 88,99%.

Em todo o país, 16 estados alcançaram a meta. O Ministério da Saúde repassou 21,2 milhões de doses da vacina para as secretarias estaduais e municipais de saúde para operacionalização da campanha.

O último caso da doença no país foi registrado em 1989, na Paraíba. Entretanto, 16 países ainda registram casos e, em três deles, a situação é endêmica: Afeganistão, Paquistão e Nigéria e por isso é importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.A poliomielite não tem tratamento e a única forma de evitá-la é a prevenção. A doença infecto-contagiosa tem transmissão acentuada pela falta de higiene e saneamento. O vírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e depois se espalha pela corrente sanguínea, atacando o sistema nervoso e paralisando os músculos das pernas.

Tabela dos estados que atingiram a meta

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.