Campanha de vacinação contra a gripe A supera o esperado em Itaqui

19-04-2013 09:49

 

Começou nesta segunda-feira, 15, a campanha de vacinação contra a gripe em todo o território brasileiro. 
 
    A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2013, vai até o dia 26 deste mês e a meta no estado do Rio Grande do Sul é vacinar 2,3 milhões de pessoas, o que corresponde 80% de cobertura do público alvo vulneráveis à manifestação grave da gripe, meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. 
      Devem procurar os postos de vacinação para se imunizar contra o vírus todas as crianças de seis meses a menores de 2 anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais. Portadores de doenças crônicas que possuam recomendação médica e este ano uma novidades, entraram para o grupo de risco  mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.
    Em Itaqui  a secretaria da Saúde recebeu 5.600 doses do governo federal e a meta é imunizar 6.000 mil pessoas do quadro prioritário. 
Até quarta-feira, 17, a responsável pelo programa epidemiológico e vacinas de Itaqui, enfermeira Fabiane, registrou que o número de vacinas aplicadas foi maior que o ano anterior. Já  foram vacinados ao total 3.422 pessoas, ou seja,  1.501 idosos, 120 gestantes, 16 pruérperas, 266 crianças de seis meses até dois anos, 1.145 portadores de doenças crônicas e 323 trabalhadores da saúde em todos os postos de saúde da cidade.
    Segundo a equipe técnica da vacinação, as pessoas com doenças crônicas com indicação para receber a vacina são os portadores de doença crônica respiratória, doença renal crônica, doença cardíaca crônica, obesidade mórbida e diabete mellitus. Estas pessoas devem levar uma prescrição médica ao local da vacinação para comprovar a sua indicação à imunização. 
      A vacina protege contra 3 tipos de vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo período de um ano. 
 
 
Maçambará reforça lote de doses para vacinação contra a gripe A no dia D, neste sábado
  A  Secretaria Municipal da Saúde de Maçambará  providenciou no reforço de novo lote de vacinação para o dia D, da 15ª Campanha Nacional contra a Influenza. Ao contrário dos demais dias no sábado será concentrada toda equipe para aplicar as doses no posto de saúde da cidade no horário das 8h às 17h. Das 600 repassadas pela Coordenadoria da Saúde de Alegrete, desde o início da campanha  até ontem já saíram mais da metade.
Como é aguardada a procura por um grande número de pessoas  terão prioridade neste ano as crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes (em qualquer período da gestação), acamados e puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias). Também os adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, profissionais de saúde e a população privada de liberdade.
O cronograma de vacinação continua hoje na sede e no interior do município. Depois retoma na terça-feira, na Encruzilhada,  dia 24, Povinho, dia 25, no Passo do Goulart.
NEGATIVO - Do lote de cinco pacientes que aguardavam resultados dos exames da Gripe A, em São Borja, quatro deles chegaram esta semana, e deram negativos no laboratório oficial da rede pública. Dentre os que chegaram um deles é do rapaz de 17 anos da localidade do Povinho, que morreu  na semana passada no hospital de São Borja. A suspeita da causa morte por gripe A, devido aos sintomas clínicos apresentados no paciente motivou a coleta de material para exame. Antes mesmo da divulgação do resultado os médicos que atendem na rede municipal de Maçambará, pela experiência e conhecimento profissional antecipavam que dificilmente seria confirmado o quadro de gripe A, e estavam corretos.   

 

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.