Dia "D" de Combate à Dengue

29-11-2013 11:22

 

Para comemorar  o dia "D" de combate nacional contra a Dengue a Secretaria Municipal de Saúde,  junto com os agentes de endemias da vigilância sanitária realizaram no último sábado, 23, uma blitz informativa  no semáforo da esquina do Parcão distribuindo panfletos com devidas orientações com o objetivo de orientar e estimular a população a combater e prevenir a dengue e outras endemias com ações simples e diárias.
A dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti,  a dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito tem origem africana e  chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Em 2008, a doença  venho com força total no Brasil e virou epidemia, principalmente no estado do Rio de Janeiro, onde foram registrados quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o Estado.
O vírus da dengue pode se apresentar de quatro formas diferentes, que vai desde a forma inaparente, em que apesar de a pessoa estar com a doença não há sintomas, até quadros de hemorragia, que podem levar o doente ao choque e ao óbito.
Durante a semana de combate à Dengue foram realizados coletas de pneus em oficinas, palestras nos colégios. Devido o forte combate  da doença, em Itaqui há quatro anos não é considerado como foco positivo para o mosquito Aedes Aegypti, segundo a coordenadora adjunta da vigilância Ida Finger.   O alerta para a identificação dos agentes transmissores do vírus é feito todos os anos,  "nosso trabalho é incansável, sempre buscamos  alertar a população sobre os riscos da doenças, porque sabemos que se não tratada leva a óbito", afirmou Ida.
Em Itaqui o trabalho na prevenção à dengue é realizado com visitas ao imóveis, também são inspecionados os PE - Pontos estratégicos, que são colocados de forma estratégica em borracharias, floriculturas, sucatas, cemitérios e etc..., sempre visando verificar a possibilidade de encontrar larvas do mosquito da dengue e prontamente eliminar a proliferação.
Ovos da doença
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas  jarros de flores, garrafas caixas d'água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Sintomas da Dengue
Há suspeita de dengue em casos de doença febril aguda com duração de até 7 dias e que se apresente acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo.
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.