Filha Ilustre das artes Raquel Karro Oliveira
07-12-2012 10:57
de movimento, coreógrafa e acrobata aérea, graduada em Dança pela Faculdade Angel Vianna e formada pela Escola Nacional de Circo, a itaquiense foi uma das homenageadas na Câmara de Vereadores com o título de "Filha Ilustre", na cerimônia realizada na terça-feira, na Câmara Municipal de Itaqui. Na concorrida cerimônia foi representada pelo seu pai Paulo Oliveira.
Aos 36 anos de idade Raquel Karro fez da cidade maravilhosa o seu trampolim para realizar o que mais desejava e realizou seu sonho de ser atriz. Com uma bagagem invejável seja na arte de representar no palco ou como diretora teve seu primeiro contado com a Dança, aos sete anos, na Academia de Ballet, dança contemporânea e jazz "Na dança", de Hortência Ravache Ayub. Aos 15 anos deixou Itaqui decidida a seguir sua caminhada. Concluiu o 2º grau em Porto Alegre, e ainda nesta cidade, iniciou a Faculdade de Artes Cênicas na UFRGS; fez um ano e partiu para o Rio de Janeiro, onde continuou a faculdade junto a Escola de Circo. Daí foi literalmente um pulo para integrar 1997 a 2001, a Intrépida Trupe, Companhia de Teatro, trabalhando nos espetáculos "Gol a Gol" e "Noites Intrépidas. De 2001 a 2003, participou da criação e turnê norte-americana do espetáculo "Varekai" da Companhia Canadense Cirque du Soleil, como trapezista e bailarina; e ainda com o circo, foi tema do documentário "Chama Interna" vencedor do prêmio Emmy de melhor programa não ficcional da TV americana.
Em 2003 retornou ao Rio de Janeiro, onde seguiu se apresentando em várias peças de Teatro, como atriz, intérprete e criadora, destacando-se nesses trabalhos. Em 2012, teve sua participação como atriz em uma peça de Shakespeare em Londres, sendo uma das representantes brasileiras do festival.
Atualmente encontra-se em cartaz com o espetáculo "Noites Brancas" baseado no conto homônimo de Dostoiévski. Raquel Karro já tem seus planos definidos para o próximo ano, conduzirá um ateliê seguindo de montagem, sobre a Obra de Nelson Rodrigues. Mas e Itaqui, bem ela além de estar ligada pelos laços familiares de seus pais Paulo Rogério Machado de Oliveira e Lia Karro, pretende concluir um documentário sobre Prezewodowiski, propiciado pelo encontro com um de seus familiares no Rio de Janeiro. O interesse mútuo aproximou a ambos neste trabalho de pesquisa conjunto que dará origem a um interessante material. Raquel pretende vir a Itaqui para agradecer pessoalmente o carinho da homenagem que recebeu da sua cidade
———
Voltar