Fim da greve dos bancos
18-10-2013 14:57
Nas últimas semanas algumas redes bancárias distribuídas por todo o Brasil suspenderam o atendimento ao público, somente os caixas eletrônicos estavam funcionando. A greve dos bancários que em algumas cidades durou 23 dias, após assembleias realizadas, os bancos passaram a funcionar normalmente na segunda-feira,14.
Em Itaqui, somente o Banco do Brasil aderiu à greve, ficou fechado por apenas quatro dias e já causou transtornos para alguns clientes. "Precisava fazer um pagamento de valores altos e o caixa eletrônico não autorizou por causa do limite diário, isso me causou um transtorno enorme", relata Sueli Areco cliente do banco.
O acordo entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) aconteceu na sexta-feira, 11, e ambos encerram a paralisação. Os principais pontos do acordo, segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro Contraf-CUT, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria, e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Também aumenta de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR e avança em outras reivindicações econômicas e sociais, e compensação pelos dias parados pela greve de até uma hora por dia (entre segunda e sexta-feira) até o dia 15 de dezembro.
———
Voltar