Itaqui alcança o 1º lugar no plantio de arroz do Brasil

17-05-2013 10:36

Irga confirma 81.984 há plantadas de arroz no município que pleiteia a ponte Itaqui/Alvear

    O trabalho minucioso e exaustivo da equipe do escritório local do 19ª NATE apurou os números do plantio de arroz por município e  Itaqui fechou  com 81.984 ha. E Maçambará com 15.133 ha.  Para chegar a este resultado liderado pelo chefe Gilmar Bonorino, e que coloca a lavoura itaquiense como a maior em área plantada do Brasil, os técnicos e agrônomos visitaram mais de 60% dos produtores, com os escritórios rurais especializados e o restante das informações foram levantadas por telefone com os arrozeiros. 
    A nova condição de Itaqui como maior produtor de arroz do país nesta última safra 2012/2013 e que superou Uruguaiana que até então era líder, este plantou 80.356 ha, o município reforça sua solidez de maior pólo industrial de arroz da América Latina, onde concentra as empresas Camil Alimentos, Josapar, Raroz, Foletto Alimentos, entre outras, destaca o chefe de gabinete da Administração Municipal, Daltro Bernardes. Ao longo das últimas seis décadas o arroz superou o setor da pecuária e se transformou na principal fonte de receita do município com geração de tributos local, ao Estado e União.  A pecuária também apresenta números consideráveis com um rebanho de 185.513 bovinos, 44.879 suínos e 6.374 equinos.
     Esta potencialidade agropecuária deve ser aproveitada necessariamente pelo investimento em logística como a construção da ponte internacional Itaqui/Alvear na Argentina, um pleito das duas comunidades e um ganho para integração física do Mercosul, na importação e exportação de diversas comoddites entre os dois países. O prefeito Gil Marques Filho disse que este primeiro lugar representa uma conquista histórica da capacidade dos itaquienses por mais de 60 anos de persistência de continuar plantando arroz e muitas vezes com mercado desfavorável como 2011 com o preço do produto comercializado por apenas R$ 17,00 a saca. “Desta força sem esmorecer Itaqui está no lugar merecido por sua vocação arrozeira, o que não impede de diversificar com soja e milho. Durante o encontro com a presidente Dilmar Roussef, reforçamos a reivindicação de infra-estrutura viária para a Fronteira como a duplicação da ponte sobre o rio Ibicuí e a ponte Itaqui/Alvear, conforme Plano de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, ressalta Gil. A travessia sobre o rio Itú também é outro pleito do prefeito. 
    Apesar das condições climáticas adversas com chuva no período de semeadura Itaqui apresenta uma lavoura de excelência com estimativa de encerrar a colheita com produtividade em torno de 7.300 a 7.600 quilos por ha, o que deverá  ser inferior em relação ao ano passado de 8.250 quilos/ha. Porém o aumento da área plantada irá compensar essa perda, aliado ao preço do produto comercializado este ano acima do  praticado em 2012, o produtor terá motivos para comemorar o bom momento do setor arrozeiro.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.