Município assina acordo de cooperação do Programa Cidades Digitais

22-11-2013 10:55

Prefeito Gil diz que a estrada do conhecimento passa por Itaqui

 

O prefeito Gil Marques Filho de Itaqui, viajou a Brasília na condição de  um dos representantes dos três municípios do Rio Grande do Sul  selecionados na segunda etapa do programa Cidades Digitais, e assinou na terça-feira,19, o acordo de cooperação, um investimento em torno de R$ 2milhões. É uma espécie de formalização dos compromissos assumidos tanto pelo Ministério das Comunicações quanto pelos gestores dos municípios participantes do programa, que beneficia em todo o Brasil, 262 municípios.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou "Todos querem os benefícios que a tecnologia pode trazer, como a modernização da máquina pública e a melhoria de vida da população", acrescentou.O subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, que também marcou presença no evento, ressaltou o mérito dos prefeitos e de suas equipes. "Cada um que está aqui merece muito, pois cumpriram todos os critérios técnicos e exigências do edital. E nós sabemos o esforço que tudo isso demandou."
Os prefeitos e seus assessores, que assistiram ao ato e participaram de uma reunião técnica com a secretaria de Inclusão Digital do MiniCom, Lygia Pupatto, pela manhã, foram representados na cerimônia pelo prefeito de Araçaí (MG), Armando Jardim Paixão. "Nós estamos muito otimistas porque acreditamos que este programa vai trazer ganhos econômicos e sociais para nossas cidades. E também vai dar mais oportunidades de estudo e de trabalho para os jovens, o que é tão importante, principalmente para os municípios pequenos", avaliou.
O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.
O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
O prefeito Gil em entrevista por telefone estava eufórico por Itaqui ter sido um dos três contemplados nesta fase, em todo Estado. Disse que a estrada do conhecimento passa por Itaqui, com acesso gratuito da população em toda a cidade, a esta ferramenta de informática imprescindível na atualidade. Também considerou positivo a possibilidade  de concessão para serviços particulares com arrendamento do sistema. O prefeito Gil, na companhia dos secretários Hamilton  Berro e Hildebrando Santos, na Câmara federal, visitou os gabinetes de deputados  ligados a Itaqui, como Luis Carlos Heinze, Vieira da Cunha, Giovani Cherini e Paulo Ferreira, e conseguiu encaminhar verbas em diversas áreas através de emendas parlamentares que serão liberadas em 2014 para obras de pavimentação de ruas, revitalização da praça Marechal Deodoro da Fonseca. E outras pelo próprio orçamento do governo federal.
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.