No rastro der abigeato

25-10-2013 11:14

     Brigada Militar ao interceptar um caminhão boiadeiro com uma carga de 14 animais na estrada na ERS 529, a dois quilômetros da propriedade de origem,  no dia 17, foi desencadeada uma operação de averiguação de suspeita de produto de abigeato. O gado foi conduzido para o parque do Sindicato Rural de Itaqui, que  cedeu o local para agilizar o trabalho das autoridades que passaram a agir em conjunto: Patrulha Rural da Brigada Militar, Polícia Civil de Itaqui, Inteligência do Batalhão da BM de São Borja, Inspetoria Veterinária de Itaqui e também de Maçambará. 
    A Inspetoria Veterinária  foi acionada tendo constatado que a carga estava em desacordo com a nota fiscal e a guia de transporte de animais apresentada pelo motorista. Como a quantidade de animais na GTA constava 15 e no caminhão estavam 14, o número de fêmeas e machos também não fechou. Na averiguação foi detectado que havia marca sobre marca. Ao todo foram oito marcas diferentes.
    No sábado, 19, três produtores fizeram reconhecimento de suas marcas nos animais. Diante deste quadro, as autoridades policiais decidiram solicitar uma vistoria em três locais:  no campo da procedência da carga, em outro campo arrendado pelo mesmo produtor e num campo de um estabelecimento. Na segunda vistoria as peritas nomeadas Alessandra Gavião e Paula Ribeiro, das inspetorias veterinárias de Itaqui e Maçambará, respectivamente, analisaram cada um dos 204 animais dos quais 159 constataram que eram suspeitos de proveniência de abigeato, com marcas sobrepostas, sem marca e várias marcas no mesmo animal. Destas 159 cabeças os verdadeiros donos já fizeram o reconhecimento. As vítimas são Omar Vening, que recupera 60, Ramão Consentino recupera 26 e Marco Antônio Rossi recupera 02.     Para as demais, estão sendo convidados os criadores da região para fazer possível reconhecimento das marcas. Omar Vening ficou como fiel depositário de 90 cabeças para reconhecimento. Os proprietários da Sobradinho informam que vem sofrendo com o furto de gado na sua fazenda e cumprimentam a BM, Polícia Civil e inspetorias de Itaqui e Maçambará pela operação exitosa no combate ao abigeato.  O Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará também destaca a atuação dos profissionais da área de segurança no efetivo combate ao roubo de gado em Itaqui e Maçambará. Sendo que sempre dará apoio de forma legal a todas as ações desencadeadas nesse sentido.  
 
Acusado
Ao produtor que aparece na guia e GTA foi dada voz de prisão, sendo estipulado fiança no valor de R$ 10 mil e como não pagou foi conduzido para o presídio estadual de Itaqui no domingo, a tarde. Foi apresentado o flagrante pelo delegado Gerri, de São Borja, que naquele final de semana estava respondendo pelo plantão da DP de Itaqui. A Justiça concedeu a liberdade, não sendo convertida em prisão preventiva.  
Idoneidade
O proprietário do estabelecimento de Maçambará notou alguma anormalidade nos animais que deram entrada naquele dia em desacordo com a nota, e comunicou imediatamente à Inspetoria Veterinária para que adotasse as devidas providências.

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.