Operação Ágata V com saldo positivo em Itaqui
25-08-2012 15:50Durante 14 dias, militares do Exército do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizada, participaram da Operação Ágata V. O objetivo da operação é combater crimes na fronteira, como contrabando, descaminho e tráfico de drogas.
Em Itaqui no período de 06 a 20 de agosto, militares do 1º RC Mec contribuíram de maneira significativa para o controle e fiscalizaram da faixa de fronteira atuando no patrulhamento de rodovias e estradas rurais e navegação pelo rio Uruguai com patrulhas fluviais, motorizadas e a pé. No território gaúcho houve fiscalização na Fronteira Oeste e na Região Sul.
Durante a operação registraram os seguintes resultados: Porte ilegal de Munição - 34 cartuchos 9mm, drogas ilícitas - 30 g de maconha e 8g de pó características de cocaína, imigrantes ilegais - um haitiano, posse ilegal de pescados 6kg de surubi e dourado. Além destes delitos, foi realizado a inspeção dos estabelecimentos comerciais e industriais sujeitos à fiscalização do Exército por comercializarem ou utilizarem explosivos, armamentos e munições.
A Ágata 5 foi desencadeada pelas Forças Armadas, com, apoio da Polícia Federal, em uma área de 3,9 mil quilômetros de extensão nas imediações de fronteiras no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Em todas as áreas, as Forças Armadas trabalharam em conjunto com órgãos nacionais de segurança. A Ágata 5 é coordenada pelo Ministério da Defesa e conta com apoio de outras pastas e órgãos do governo federal.
Pode escrever aqui...
———
Voltar