Outubro Rosa na luta pela vida
01-11-2013 11:27
Itaqui celebrou o Outubro rosa com uma caminhada, cavalgada da mulher e palestras. O evento aconteceu entre os dias 25 a 30 de outubro.


Pelo quarto ano consecutivo, o movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa tomou contas do centro de Itaqui. Na sexta-feira, 25 a caminhada, "Um grito pela Vida" abriu a semana no combate contra o câncer de mama e o diagnóstico precoce.
No mês de outubro podemos encontrar inúmeros lugares decorados com a cor rosa em laços, faixas, balões ou até mesmo na iluminação. A cor rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama é compreendida como a união dos povos pela saúde feminina.
Durante toda a semana palestras autorizadas pelo Instituto da Mama de Porto Alegre foram ministradas em vários pontos na cidade através das palestrantes Cleonice Penha e Zulmira Romero.
Segundo a assessora Ivete Piffero essa é a hora para as mulheres realizarem o exame de câncer de mama. "A maior parceria conquistada na prevenção, deve ser com as mulheres, pois só e tão somente desta forma alcançamos a vitória. Portanto mulheres, o exame da mamografia não é apenas um exame, é um abraço pela vida", ressaltou a assessora Ivete.
No ano passado, pesquisas registraram um crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária - de 40 a 69 anos - em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde - SUS. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer - Inca, indicam que a doença será responsável por mais de 50 mil novos casos até o fim do ano.
O evento é incentivado pela prefeitura Municipal através de políticas públicas para mulheres da cidade e do campo coordenadas pela professora e assessora Ivete Piffero da Assessoria de Políticas de Gênero com apoio da Secretaria Municipal da Saúde
A cor Rosa
Em todo o Brasil podermos observar, através da rede nacional de comunicação, monumento como Cristo Redentor, Obelisco do Ibirapuera, o prédio do Ministério da Saúde e o Congresso Nacional iluminados com a cor rosa. Em Itaqui, o outubro rosa está tomando conta das ruas e alguns pontos da cidade. O comércio local, escolas, postinhos, bancos e o dentro administrativo 2 foram decorados para demonstrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.



———
Voltar