Ricardo Carpes atua no setor Agropecuário e Educação

05-12-2013 09:13
 
Professor continua estreitando laços e recebendo demandas de municípios da Fronteira Oeste
 
Nsemana passada, o Coordenador e Delegado Regional da Secretaria da Agricultura Ricardo Carpes reuniu-se com o prefeito de São Borja, Farelo Almeida para tratar de assuntos do interesse do município e região, Farelo entregou para Ricardo Carpes um pedido de doação pelo Estado ao município do antigo prédio do Banrisul, na praça XV de Novembro, para que ali sejam instalados a Emater, Inspetoria Veterinária, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Fiscalização Sanitária. Farelo destacou que a proximidade com o governo tem se intensificado, o que sinaliza uma união produtiva entre as duas esferas.
Farelo disse ainda que pretende humanizar o trabalho em sua administração e que a prioridade é qualificar o atendimento à comunidade: "São Borja presenciará um novo momento, com diálogo, parceria e trabalho para o crescimento e desenvolvimento do município", concluiu.
Ricardo Carpes reuniu-se ainda na Secretaria de Desenvolvimento Rural de São Borja, com o objetivo de realizar ações visando o desenvolvimento agropecuário do município; elaborar programas e ações que visem fomentar a manutenção do homem no campo; além da promoção de intercâmbios e convênios com entidades federais, estaduais, municipais e políticas do desenvolvimento agropecuário, com a orientação e assistência ao cooperativismo rural; promover a política agropastoril da região desenvolvendo programas educativos e de incentivo às práticas agrícolas e pecuárias.
Carpes recebeu pedido de adesão do município no Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/RS) e Serviços de Inspeção Municipal (SIM), ele entende que este é um grande incentivo, pois muito se discute sobre manter o produtor na sua propriedade e havia uma certa dificuldade de ingressar no setor da agroindústria familiar devido ao mercado restrito, e atualmente esta barreira foi quebrada, ainda reforça que os produtores de ovos, mel, leite e seus derivados e embutidos e demais produtos já regularizados, podem cogitar o aumento da produção para expandirem o mercado.
Recebeu também, solicitação para desenvolver o Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite - Dissemina que tem como meta a adesão de 150 municípios até o final de 2014. Serão disponibilizadas 300 mil doses de sêmen e nitrogênio a preço subsidiado e treinamento dos responsáveis técnicos pelo programa nos municípios conveniados, em conjunto com produtores da região, deve-se realizar  um Plano de Trabalho para o desenvolvimento das ações.
  Já em Itaqui, tem atuado com o objetivo de aproximação e interligação dos órgãos públicos, trabalhando para adequar um local que possa receber e atender as demandas de produtores do setor agropecuário do município.
Ainda em São Borja Ricardo conversou com o técnico administrativo que atualmente responde pelas demandas da comunidade acadêmica da UNIPAMPA no Campus de São Borja, que obedece ao Centro de Comunicação Social e Ciências Sociais e Humanas
Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.