Sedentarismo nunca mais

16-11-2012 11:18

 

Academia da Saúde está funcionando há mais de um mês e a cada dia que passa mais pessoas ficam adeptas do exercício físico.
 
    Dores no corpo, sobrepeso, preguiça. Com a chegada das Academias da Saúde ao ar livre muitas pessoas podem desfrutar de exercícios físicos gratuitamente. Há cerca de um mês  acordar cedo, fazer exercícios físicos renovar as energias todos os dias virou rotina para os itaquienses.
    Conhecida como 'Academia da Saúde', a estrutura conta com aparelhos voltados para a melhor idade e adultos que estimulam mobilidade articular, capacidade cardiovascular, força, equilíbrio e coordenação motora. 
    As academias, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, foram instaladas para oferecer ao morador a oportunidade de praticar exercícios de forma saudável, gratuita e perto de casa e, assim, proporcionar melhor qualidade de vida. Vale ressaltar que os aparelhos são voltados para adultos e idosos, ao passo que crianças podem se machucar devido a sua pouca estatura.
    O projeto que realiza atividade com a comunidade foi desenvolvido há sete anos, titulado Ginástica nos Bairros. O professor idealizador Vicente Guterres, abriu uma extensão com as academias ao ar livre aos sábados com dois horários, as 8hs no Porto local e as 9hs no Parcão.
    Segundo o professor a rotina nas academias de saúde é indicada para realizar exercício três vezes por semana com o tempo de 40 minutos. "Nós fazemos um circuito nos aparelhos, o rodízio é feito com três séries, o suficiente para a prática da atividade", disse  Vicente. Um destaque, sempre deixar um dia para descanso para que o corpo recupere a energia que você perdeu e que ele possa descansar. Quem conseguir seguir certinho tem uma qualidade de vida melhor e até consegue perder uns quilinhos, além das melhorias na saúde”.
    ALONGAMENTO
    Além da prática da atividade física o alongamento é essencial.  O recomendado é alongar antes e após do exercício, isso tonifica os músculos e faz com que as pessoas não sintam aquelas dores musculares indesejáveis. "Uma série de alongamento para perna,  braço, coluna, costas lombar é uma preparação para o exercício, não pode chegar nos aparelhos e ir direto à série,  e após concluir também realizamos a mesma série de alongamentos, porque evita  as dores tardias", concluiu o professor.
    As academias proporcionam, ainda, integração e convívio social, aumentando a autoestima e a autoconfiança das pessoas, gerando assim maior autonomia na realização das atividades da vida diária.  Implantadas nas praças públicas, as academias ao ar livre contribuem para a revitalização desses espaços, que se tornam locais privilegiados de convivência e socialização para as diferentes gerações.
 
Alerta
O professor Vicente alerta aos pais que não liberam seus filhos para brincar nos aparelhos pois não é uma pracinha de diversão. As academias são indicadas para pessoas adultas."É muito triste, a gente vê muitas crianças se divertindo nos aparelhos,  isso não é brinquedo, não é uma praçinha, eu faço um alerta ao pais, isso pode causar um dano no corpo de uma criança.Às vezes uma queda pode causar um traumatismo craniano ou até mesmo um corte. O exercício executado errado, pode causar lesões graves às crianças", avisa o professor. Fica esse alerta, conscientização aos pais, evitem que seus filhos de machuquem.
Gratificação.
O professor de educação física e idealizador do projeto Ginástica nos Bairros, Vicente Guterres, declara que esse projeto teve uma aceitação excelente. “É muito gratificante você ver um sorriso no rosto de cada um que vem e fala, professor me sinto cada dia melhor com os exercícios. Esse é o melhor preço, quando falam que as dores passaram que estão mais dispostas e até exames médicos mostrando a melhora e algumas até diminuíram a quantidade de remédio que tomavam. É um incentivo pra mim para o meu trabalho e para eles mais ainda. É bom pra saúde, é um investimento", concluiu Vicente.
RECOMENDAÇÕES 
* Pratique uma atividade física. Isso ajuda a melhorar a sua condição física, dá mais disposição, ajuda a controlar doenças como hipertensão, diabetes e colesterol alto, diminuindo o estresse, a depressão e o isolamento. 
* Utilize corretamente os aparelhos da Academia ao Ar Livre para evitar lesões. 
* Antes de começar a exercitar-se, recomenda-se uma avaliação clínica com médico, de preferência, um cardiologista. 
* Ao praticar exercícios, lembre-se de usar tênis, roupas leves e soltas, além de protetor solar. 
* Sempre ingerir líquidos, de preferência, água. 
* Fazer alongamento no início e ao final das atividades. 
 
 
DEPOIMENTOS
Cledi Teresa da Silva,  52 anos
“Comecei a fazer exercício com o professor desde junho deste ano e na academia desde outubro. Eu caminhava, mas há algum tempo  tinha parado com tudo e agora retomei as atividades. Tenho pressão alta e descobri que minha diabetes está desregulada. Aí a iniciativa de começar a fazer exercícios, porque ajuda bastante não só no corpo, mas na mente. Eu tinha dores no joelho e agora não tenho mais, minha pressão está regulada, falta a diabetes que com a ginástica vou conseguir estabilizar Por isso recomendo que as pessoas façam exercício físico.” 
 
Altivo do Nascimento, 65 anos
“Olha, faz três anos que pratico exercício físico  e minha saúde melhorou muito, antes eu sentia muitas dores, agora caminho sempre no Parcão e depois venho para academias fazer alguns aparelhos. Exercício é necessário. Já perdi três quilos  e a taxa de açúcar já baixou bastante. Tudo por causa do exercício, eu recomendo.”
 
Maria Antonia da Silva dos Santos, 73 anos
“Adoro fazer atividade física e recomendo, pois faz muito bem para a saúde. Faço exercício desde 2009 junto com o professor e minha saúde melhorou muito. Tinha muitas dores nas pernas e hoje não tenho mais, minha saúde melhorou muito, tenho mais disposição para fazer as coisas. Eu recomendo que as pessoas pratiquem exercício que elas vão ver como a vida vai mudar e para melhor.
 
.
 
 
 
 

 

Voltar

Procurar na página

© 2011 Todos os direitos reservados.