Unipampa, o futuro promissor
29-11-2013 11:20São sete anos de crescimento e expectativa de muitos anos e obras pela frente
Ninguém imaginaria que uma universidade federal pudesse se instalar em Itaqui, e em pouco tempo após criar esse sonho, a realidade veio à tona, Itaqui recebeu sua primeira Instituição de ensino superior federal, a Universidade Federal do Pampa.
A Unipampa é uma instituição de ensino federal superior multicampi, inserida em uma região privilegiada em relação ao Mercosul. Sua atuação, sempre envolvida com a perspectiva de desenvolvimento, está comprometida com o esforço e fortalecimento das potencialidades regionais. A universidade faz parte do programa de expansão das universidades federais no Brasil. A ideia de ampliação do campus surgiu em uma reunião no dia 20 de fevereiro em Santana do Livramento, com representantes de cada campus e até o momento 90% dos projetos recomendados foram solicitados e alguns já estão em construção
Em uma sede totalmente improvisada, a Unipampa iniciou seus trabalhos em 2006. Hoje sua instalação com três prédios acadêmicos já abrigou mais de mil alunos, e sua expansão não parou nas primeiras assinaturas de contrato foram em final de 2011 para construir a estrutura dos prédios administrativo, acadêmicos e da cantina. Em 2013, a reitoria autorizou a abertura de sete obras a serem licitadas ainda nesse 2º semestre, e cinco obras em 2014, dentre elas:
Em 2013 no 2º semestre - PRÉDIO ADMINISTRATIVO - FASE II, PRÉDIO DA CANTINA, PRÉDIO ACADÊMICO IV,- MORADIA ESTUDANTIL, Construção do PRÉDIO DA BIBLIOTECA, Construção da SUBESTAÇÃO III, Construção da SUBESTAÇÃO IV + PROJETO DE ILUMINAÇÃO EXTERNA .
Em 2014 as obras de conclusão do PRÉDIO ACADÊMICO III - FASE II, URBANIZAÇÃO - FASE II, CERCAMENTO do Campus, construção do PRÉDIO DE ALMOXARIFADO, Construção do PRÉDIO DE PAVILHÃO DE MÁQUINAS, ÁREA EXPERIMENTAL.
Após um longo processo de aquisição a direção do Campus conseguiu finalizar o processo, portanto, a unidade possui atualmente 34,6 hectares. Esta é uma vitória de toda a comunidade Acadêmica. A Unipampa conta com a colaboração dos professores do curso de Agrimensura, que realizam o processo de demarcação da área para providenciar o cercamento desta.
Os blocos que ainda precisam de alguns detalhes para ficar 100% de aproveitamento ainda este ano são: BIOTÉRIO, FITOTECNIA II, ESTUFAS E VIVEIROS - Empresa contratada. Previsão para execução dos serviços de reformas dos viveiros e estufas para a 1ª quinzena do mês de dezembro.
A água potável, por solicitação da Corsan e com aval da Divisão de Obras da Instituição, realizará uma pequena obra de alicerce, para acomodar duas caixas de água, que realizarão a função de recalque para os depósitos elevados.
O prédio acadêmico I recebeu visitas da empresa que irá realizar a reforma, porém é necessário o aval e orientação da Divisão de Obras da Instituição para autorizar a reforma. Lembrando que esta reforma será custeada com recursos da UFSM.
A urbanização do campus está aguardando a autorização para organizar e disponibilizar o estacionamento interno. A solicitação foi realizada em início de novembro deste ano.
Outro grande impasse é a frota utilizada. A direção do Campus de Itaqui aguarda o agendamento com a Receita Federal, de uma visita a Foz do Iguaçu para avaliar a situação de alguns veículos de uso daquele órgão para doação a UNIPAMPA - Campus Itaqui. Foram solicitadas pick-up´s, veículo sedã, caminhão baú, cavalo mecânico, caminhão caçamba, retro escavadeira, empilhadeira, ônibus, micro-ônibus, trator, etc.
———
Voltar